quarta-feira, 27 de maio de 2009

Os Passos do Homem como Restolho do Tempo. Memória e Fim do Fim da História.

Novo livro de Fernando Catroga

Editado pela Almedina, acaba de sair o novo livro de Fernando Catroga intitulado Os Passos do Homem como Restolho do Tempo. Memória e Fim do Fim da História.

Sem esquecer o esquecimento, este estudo versa sobre os problemas da memória, da historiografia e das grandes narrativas que, desde a consciência mítica, a teologia cristã e as teorias ocidentais modernas acerca do sentido do devir, têm descrito origens e caminhos para o tempo histórico. Encontrar diferenças e afinidades entre estes três modos de representar o passado é o seu objectivo. A que se junta um outro, não menos fundamental: defender que, na contemporaneidade, não se assiste ao fim da história, mas ao fim das concepções que ditaram o fim da história. E, na senda de Heraclito e de Ernst Bloch, tudo será feito à luz deste alerta deixado ao leitor: se não esperares o que não se espera, não encontrarás o inesperado.

FERNANDO CATROGA é professor catedrático da Faculdade de Letras da Universidade de Coimbra e especialista em história das ideias e em teoria da história. Dos inúmeros escritos de que é autor, destacam-se os livros O Céu da memória. Cemitério romântico e culto cívico dos mortos, Coimbra, Minerva, 1999, e Entre Deuses e Césares. Secularização, laicidade e religião civil, Coimbra, Almedina, 2006.

Fonte: list histport

Sem comentários: