terça-feira, 19 de maio de 2009

I Workshop Antropologia e Imagens

I Workshop Antropologia e Imagens
Auditório Municipal de Ponte da Barca (Portugal), 9 e 10 de Junho de 2009
http://www.agir.pt




Reflectir sobre as imagens em antropologia é confrontar-se com os múltiplos sentidos do conceito de imagem, com os media historicamente determinados (o corpo como médium) e os processo de mediação tecnológica, com a cada vez maior inseparabilidade entre imagens e sonoridades (vozes, imagens sonoras, paisagens sonoras) com as práticas desenvolvidas ao longo da histórias das tecnologias do som e da imagem e profundas mudanças introduzidas pelas tecnologias digitais e com as práticas da antropologia – trabalho de campo e as escritas da antropologia (construção do discurso) e consequentemente com as questões teóricas, éticas e epistemológicas. O Cinema é lugar específico para o estudo da antropologia das imagens mas também o resultado dominante das práticas da antropologia visual e mais ainda para estudar as analogias entre o cinema e a antropologia na medida em que ambos se interrogam sobre a realidade, sobre a multiplicidade de pontos de vista e impossibilidade de sua sobreposição, sobre a forma como modelam o sensível ou prestam atenção ao detalhe, ao efémero, ao frágil.

Pretende-se neste workshop a apresentação de trabalhos de reflexão teórica sobre as imagens como objecto e instrumentação da pesquisa antropológica e a apresentação da produção audiovisual e hipermédia resultantes da investigação antropológica. Desta será apresentada uma mostra.

Este evento integra a quinta edição do Congresso Internacional sobre Etnografia, promovido pela AGIR – Associação para a Investigação e Desenvolvimento Sócio-cultural com o apoio da Associação Desportiva "Os Britelenses".


Temas
• América Latina

• Temas do V Congresso Internacional sobre Etnografia:

‣ Antropologia da Paz

‣ Arte e Criatividade

‣ Cidade e Culturas Urbanas

‣ Comunidades Virtuais

‣ Democracia e Relações Institucionais

‣ Desenvolvimento Rural

‣ Diáspora, Migrações e Fronteira

‣ Etnografia das Técnicas

‣ Etnografia do Desporto e Espectáculo

‣ Etnografia em Educação

‣ Etnografia em Novos Contextos

‣ Etnografia em Saúde

‣ Família, Relações Familiares e Casamentos

‣ Género, Sexualidade, Corpo

‣ Metodologia Etnográfica

‣ Narrativas Visuais/Digitais

‣ Património Material/Imaterial


Comissão Científica
• Anastasia Tellez Infante, Universidad Miguel Hernández de Elche (Espanha)

• Casimiro Pinto, Laboratório de Antropologia Visual - CEMRI/Universidade Aberta (Portugal)

• Christine Escallier, Universidade da Madeira (Portugal)



Fernando Cruz, Instituto de Sociologia/Faculdade de Letras da Universidade do Porto (Portugal)
• Javier Eloy Martínez Guirao, Universidad Miguel Hernández de Elche (Espanha)

• Joám Evans Pim, Universidade de Santiago de Compostela (Espanha)

• Joel Mata, Universidade Lusíada (Portugal)

• José da Silva Ribeiro, Laboratório de Antropologia Visual – CEMRI/Universidade Aberta (Portugal)

• Liliana Rodrigues, Universidade da Madeira (Portugal)

• Maria Fátima Nunes, Laboratório de Antropologia Visual – CEMRI/Universidade Aberta (Portugal)

• Ricardo Campos, Centro em Rede de Investigação em Antropologia – Pólo ISCTE (Portugal)

• Sofia Neves, Instituto Superior da Maia (Portugal)

• Vanda Silva, Instituto de Ciências Sociais, da Universidade de Lisboa (Portugal)/ Centro de Estudos Rurais, no Instituto de Filosofia e Ciências Humanas/ UNICAMP (Brasil)

• Virgilio González Fernández, Universidad de Granada (Espanha)



Resumos e Comunicações
Resumos: Os resumos deverão ser elaborados em duas das línguas oficiais do Congresso (Português, Espanhol, Inglês e Francês) e deverão conter 250 a 350 palavras, título provisório, tema, nome do autor, instituição, palavras-chave. O texto do resumo deverá indicar sumariamente os objectivos da comunicação, enquadramento teórico, metodologia empregue na investigação e resultados eventualmente obtidos.

Envio do resumo por e-mail (em alternativa: disquete ou CD-Rom), até 12 de Maio de 2009.

Apresentação dos textos (resumos e comunicações): Word 97/2000/XP; Times New Roman; tamanho 12; espaçamento entre linhas de 1,5 linhas.



Envio de DVD’s: até 12 de Maio de 2009.



Comunicações escritas: Título definitivo, nome do autor, instituição, palavras-chave, referências bibliográficas, até 30 páginas A4, em disquete/CD-Rom ou e-mail, Word 97/2000/XP, Times New Roman, tamanho 12, espaçamento entre linhas de 1,5 linhas.

Envio das comunicações escritas por e-mail (em alternativa: disquete ou CD-Rom), até 10 de Junho de 2009.



Comunicações orais: serão seleccionados para comunicações orais com duração mínima de 12 minutos, os resumos que obedeçam aos requisitos gerais enunciados para os mesmos e cujos participantes se encontrem inscritos no evento, apenas para esta modalidade, até 12 de Maio de 2009.


Outras informações:
Para todas as apresentações orais serão disponibilizados os seguintes meios: projector multimédia e computador, projector de diapositivos e retroprojector de acetatos.

A avaliação dos resumos será feita pela Comissão Científica e os resumos seleccionados serão publicados nas actas do Congresso. Os autores com resumos seleccionados serão informados por e-mail da aceitação dos mesmos.

A Comissão Organizadora informa ainda que reserva a aceitação definitiva dos resumos de pessoas inscritas no mesmo. Mais informa que não dispõe de recursos para financiar os participantes, pelo que solicita aos mesmos que providenciem recursos, para garantir a sua vinda.

A cedência de DVD’s com filmes, documentários e outros para integrarem o V Congresso Internacional sobre Etnografia/I Workshop Antropologia e Imagens pressupõe a cedência graciosa dos mesmos para serem exibidos no referido evento.


Inscrição
Até 10 de Maio de 2009[1] http://mail.google.com/mail/?ui=2&view=js&name=js&ver=SbToXU8jkZ0.pt_BR.&am=b9EwpczncKG5B91i0PQ2RmRyPaWRsA#_ftn1 :

· Associados: 15 euros

· Participantes com comunicação: 40 euros

· Participantes sem comunicação: 20 euros

· Estudantes de licenciatura (sem comunicação): 10 euros

Contacto:

AGIR - Associação para a Investigação e Desenvolvimento Sócio-cultural

Apartado 4021

4000-101 Porto

Portugal



ou

agir.associacao@gmail.com

Após o dia 10 de Maio de 2009 acresce o valor de cinco euros.

Sem comentários: