Linhas Corpóreas
com ANA MIRA
Datas | 13 e 14 Junho
Horário | 14h - 19h30 (com meia hora de pausa)
Local | Espaço NEC
Público-alvo | Aberto a pessoas com interesse nas áreas do movimento do corpo e do pensamento.
Inscrição | 40 Euros
Amigos e associados NEC | 28 Euros (desconto de 30%)
Nota:: Inscrições até ao dia 8 de Junho
Desistências após dia 10 de Junho implicam a devolução de apenas 50% do valor pago.
Desistências a partir do 1º dia do workshop não implicam qualquer tipo de devolução.
Aconselhamos a leitura do livro: Manning, Erin. 2007. Politics of Touch. Sense, Movement, Sovereignty. U.S.A.: University of Minnesota Press, disponível para compra na internet.
+ info:
http://www.anafonsecamira.blogspot.com
www.erinmovement.com

Imagem videográfica de Sofia Borges
Workshop de Movimento e Filosofia
Propõe-se um livro: Manning, Erin. 2007. Politics of Touch. Sense, Movement, Sovereignty. U.S.A.: University of Minnesota Press. Este livro é sobre aquilo que fazemos e surge no seguimento da pergunta feita por Spinoza: que pode um corpo fazer? Os corpos estendem nas suas matrizes relacionais.
Este workshop é sobre o corpo que sente em movimento. Interessa-nos seguir o pensamento da autora Erin Manning, seguir o movimento do nosso próprio pensamento, o movimento do corpo — seguir o movimento do próprio movimento, corporeamente.
Sobre o livro, serão analisados em grupo alguns extractos recorrendo a: construção de diagramas com o intuito de compreender os conceitos e visões propostas; leituras e discussão.
Sobre a prática, começamos por nos situar num lugar de relação, seja consigo mesmo ou com o outro, fazendo uso da escuta e do toque. Nesta prática o corpo tende a transformar-se qualitativamente e a formar espacio-temporalidades. Neste workshop, veremos como do estudo filosófico e do sentir se passa a estados composicionais e de presença do corpo.
[O workshop assenta numa investigação que tenho vindo a realizar nos âmbitos do corpo, dança contemporânea e filosofia. Serão estudados alguns conceitos filosóficos sempre relacionados com uma abordagem ao corpo e a prática consiste numa pesquisa de movimento. Não é necessária experiência em dança nem formação em filosofia.]
Ana Mira
Lisboa, 1976.
Investigadora, bailarina e coreógrafa. Dedica-se à investigação no campo da dança e da filosofia materializando-a na performance, na escrita e no ensino.
Fez a sua formação artística em dança no Fórum Dança e C.E.M. em Lisboa, no Dance Studio Pauline de Groot em Amesterdão, entre outros lugares. Tem formação académica em Animação Sociocultural (Licenciatura) e Estética/Filosofia (Mestrado) da Univ. Nova de Lisboa. Destaca a influência do trabalho de Steve Paxton, Lisa Nelson, Russell Dumas, entre outros.
As suas últimas criações foram Dueto (2006) e Três Estudos para Shihtao (2007), ambas estreadas em Lisboa.
Em 2008 desenvolveu um projecto de investigação em Nova Iorque com uma bolsa PAD/Fundação C. Gulbenkian onde estudou em Performance Studies/Tisch School of the Arts/NYU, Trisha Brown Studio, Movement Research e pesquisou na New York Public Library for the Performing Arts.
Presentemente realiza uma colaboração com Sofia Neuparth para uma performance a estrear em Julho 2009 e prepara o estudo e a adaptação do solo de Deborah Hay (SPCP), juntamente com Margarida Bettencourt, a estrear em Janeiro 2010. Paralelamente, lecciona dança contemporânea no Fórum Dança, C.E.M., Espaço Evoé, Faculdade de Motricidade Humana, entre outros.
Propõe-se um livro: Manning, Erin. 2007. Politics of Touch. Sense, Movement, Sovereignty. U.S.A.: University of Minnesota Press. Este livro é sobre aquilo que fazemos e surge no seguimento da pergunta feita por Spinoza: que pode um corpo fazer? Os corpos estendem nas suas matrizes relacionais.
Este workshop é sobre o corpo que sente em movimento. Interessa-nos seguir o pensamento da autora Erin Manning, seguir o movimento do nosso próprio pensamento, o movimento do corpo — seguir o movimento do próprio movimento, corporeamente.
Sobre o livro, serão analisados em grupo alguns extractos recorrendo a: construção de diagramas com o intuito de compreender os conceitos e visões propostas; leituras e discussão.
Sobre a prática, começamos por nos situar num lugar de relação, seja consigo mesmo ou com o outro, fazendo uso da escuta e do toque. Nesta prática o corpo tende a transformar-se qualitativamente e a formar espacio-temporalidades. Neste workshop, veremos como do estudo filosófico e do sentir se passa a estados composicionais e de presença do corpo.
[O workshop assenta numa investigação que tenho vindo a realizar nos âmbitos do corpo, dança contemporânea e filosofia. Serão estudados alguns conceitos filosóficos sempre relacionados com uma abordagem ao corpo e a prática consiste numa pesquisa de movimento. Não é necessária experiência em dança nem formação em filosofia.]
Ana Mira
Lisboa, 1976.
Investigadora, bailarina e coreógrafa. Dedica-se à investigação no campo da dança e da filosofia materializando-a na performance, na escrita e no ensino.
Fez a sua formação artística em dança no Fórum Dança e C.E.M. em Lisboa, no Dance Studio Pauline de Groot em Amesterdão, entre outros lugares. Tem formação académica em Animação Sociocultural (Licenciatura) e Estética/Filosofia (Mestrado) da Univ. Nova de Lisboa. Destaca a influência do trabalho de Steve Paxton, Lisa Nelson, Russell Dumas, entre outros.
As suas últimas criações foram Dueto (2006) e Três Estudos para Shihtao (2007), ambas estreadas em Lisboa.
Em 2008 desenvolveu um projecto de investigação em Nova Iorque com uma bolsa PAD/Fundação C. Gulbenkian onde estudou em Performance Studies/Tisch School of the Arts/NYU, Trisha Brown Studio, Movement Research e pesquisou na New York Public Library for the Performing Arts.
Presentemente realiza uma colaboração com Sofia Neuparth para uma performance a estrear em Julho 2009 e prepara o estudo e a adaptação do solo de Deborah Hay (SPCP), juntamente com Margarida Bettencourt, a estrear em Janeiro 2010. Paralelamente, lecciona dança contemporânea no Fórum Dança, C.E.M., Espaço Evoé, Faculdade de Motricidade Humana, entre outros.
Organização | NEC
O NEC é uma estrutura financiada pelo Ministério da Cultura / Direcção-Geral das Artes

Núcleo de Experimentação Coreográfica
Fábrica Social - Fundação Escultor José Rodrigues
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4000-201 Porto
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