quarta-feira, 10 de junho de 2009

Um Sujeito Incomodo: Zizek (dica do VOJ)


Fonte: Bloguilibri

O Vítor informou-me via sms. Já saiu traduzido em português o "The Ticklish Subject" de Slavoj Zizek. Este é um livro fundamental na obra de Zizek e é de leitura obrigatória, sobretudo para aqueles que acham que Zizek é um Filósofo Pop.
Reproduzo:
"Um espectro assombra a comunidade académica ocidental, o fantasma do sujeito cartesiano. O Sujeito Incómodo desafia desconstrucionistas e habermasianos, cientistas cognitivos e heideggarianos, feministas e obscurantistas da New Age, ao desenterrar a essência subversiva deste espectro e ao encontrar nela um ponto de referência filosófico indispensável para qualquer política verdadeiramente emancipadora. Depois de uma primeira parte mais densa, O Sujeito Incómodo torna-se numa leitura acessível e desconcertante sobre as questões políticas e culturais da actualidade.

«Discutir Hegel e Lacan é, para Slavoj, como respirar.» Judith Butler, UC Berkeley

«O seu livro mais completo e político até à data.» Robert S. Boynton, Língua Franca

«O argumento de Slavoj Žižek é subtil, gracioso e apaixonado, e este livro ― o décimo quarto em nove anos ― confirma o seu estatuto como um dos pensadores contemporâneos mais inovadores e estimulantes de Esquerda.» Times Literary Supplement"

Fonte:Bloguilibri

1 comentário:

Vitor Oliveira Jorge disse...

Esta metodologia está a dar efeitos:um procura livros, o outro dá notícia no blogue em tempo real...fantástico!