terça-feira, 17 de fevereiro de 2009

Relatório 2008

Actividades desenvolvidas pelo investigador que é o autor deste blogue
em 2008
(por ordem cronológica)


15 a 20 de Janeiro – participação, por convite e como elemento do CC do mesmo congresso, no Congresso Internacional de Arquitectura Eurau 08, organizado pela Escuela Técnica Superior de Arquitectura, sob o tema geral “Cultural Landscapes”. Co-moderação de uma mesa. Contacto com colegas, aquisição de livros.
1 a 11 de Fevereiro – visita a Florença, Siena e Pisa, Participação no Instituto Universitário Europeu de Florença, de colaboração com Susana Oliveira Jorge, no seminário sobre Antiquarismo coordenado pelo Prof. Diogo Ramada Curto.
3 a 8 de Abril – missão na Universidade de Manchester, ao abrigo de projecto GRICES/BRITISH COUNCIL. Participação com comunicação no Colóquio “Performing Heritage”. Comunicação: “Life and Archive: Reflections on the Exoticism of Our Western Culture”. Conferência dada no Departamento de Arqueologia da mesma Universidade, dirigido pelo Prof. Julian Thomas, sobre as escavações de Castanheiro do Vento, e em nome da equipa que as dirige. Aquisição de bibliografia, contacto com colegas, visitas a museus.
10 e 11 de Abril – coordenação da 12ª Mesa-redonda de Primavera, sobre o Prazer do Conhecimento, concebida por este investigador, e participada por inúmeros colegas das mais variadas disciplinas. Comunicação apresentada: “O Prazer de Escavar”.
13 Abril – entrevista filmada no Porto, juntamente com Susana Oliveira Jorge, para o documentário sobre o Côa a ser realizado pelo cineasta francês Jean-Luc Bouvret.
20 a 23 de Abril – por ocasião das provas de agregação do Prof. Jorge Oliveira na Universidade de Évora, cujo júri integrou como arguente, apresentou num anfiteatro daquela universidade, e a convite dos docentes da mesma, uma conferência de temática interdisciplinar: “Património Arqueológico na Sociedade Contemporânea: contributos pessoais para uma reflexão sociológica, filosófica e psicanalítica.”
12 a 15 de Maio – missão no Porto do Prof. Julian Thomas, da Universidade de Manchester (projecto GRICES/BRITISH COUNCIL), o qual realizou aqui uma série de actividades, incluindo a conferência na FLUP sobre “The Stonehenge Riverside Project. Investigating the Landscape of Stonehenge” (dia 13) e, no dia seguinte, um seminário aberto de debate, durante toda a tarde. Jantar com ele e com a Prof. Susan Pearce (Univ. de Leicester), uma das maiores especialistas mundiais em museus.
15 de Maio – Comentário da conferência do Prof. Tim Ingold (Universidade de Aberdeen, UK) na Fundação de Serralves, e a convte desta; a conferência esteve integrada no Ciclo “Pensar o Contemporâneo – o Social”.
17, 24 e 31 de Maio – assistência a sessões do Seminário sobre pensamento crítico contemporâneo, em Lisboa, na antiga fábrica de Braço de Prata (“Ler Devagar”, associação coordenada pelo Prof. Nuno Nabais, filósofo da FLUL). Numa dessas deslocações, visitas a antas da região de Tomar.
7 de Junho – comentário do painel “Direito e Arte”, na Faculdade de Direito da Universidade do Porto, a convite dos organizadores. Contacto com colegas de Direito.
5 de Julho a 2 de Agosto – Co-coordenação (com João Muralha, Ana Vale, Gonçalo Velho, Sérgio Gomes, e participação de muitos outros investigadores) de escavações arqueológicas do sítio pré-histórico do Castanheiro do Vento, Horta do Douro, Vila Nova de Foz Côa. Participação de estudantes e jovens de vários países. Realização de um curso de campo e de museu coordenado, para os seus alunos, pelo colega da Universidade de Toronto, Doutor Christopher Wats. Debates semanais entre todos. Conferência no Museu de Freixo de Numão (1 de Agosto) pelos colegas franceses Laurent Carozza (CNRS) e Luc Jallot (Univ. Montpellier), de Montpellier (Projecto Grices/PESSOA) e sua visita à região e às escavações. Programação de acções futuras. Dias 26 e 27 de Junho: visita a Salamanca – museus, exposições e aquisição de bibliografia, com Susana Oliveira Jorge. Dia 24 de Junho: apresentação em Foz Côa do livro de Poemas “Casa das Máquinas”, Porto, Papiro, 2008 – uma visão poética naturalmente nutrida na experiência do arqueólogo.
6 a 9 de Agosto – participação, com comunicação, no Colóquio “Trauma and the Sublime”, na Universidade de Swansea (Wales, UK), organizado pelo Departamento de Estudos Ingleses. Contacto com colegas e aquisição de bibliografia. Titulo da intervenção: “Father, why did you abandoned me? Trauma, Loss of Transcendence and the Role of Heritage in Modern and Post-Modern Europe”.
31 de Agosto a 8 de Setembro – viagem a Marrocos (região do Sul). Visita a localidades (arquitecturas de terra), museus, exposições, etc.
2, 3 e 4 e Outubro – Missão Prof. Jean Lambert (EHESS, Paris), o qual apresentou uma conferência no dia 3, sobre: “Como é que a Antropologia Comparada dos Monoteísmos Mediterrânicos (Judaísmo, Cristianismo, Islão) pode esclarecer os acontecimentos religiosos de hoje?”. No dia seguinte, realizou-se na sala de reuniões da FLUP um seminário aberto, com este professor, no qual esteve presente o Cônsul de França (como aliás já tinha estado em Freixo de Numão e Foz Côa).
15 de Outubro e até 3 de Dezembro – curso interdisciplinar dado todas as quartas-feiras à noite, na Fundação de Serralves, intitulado “Vida e Arquivo: sentidos possíveis de um Património Cultural”.
16 de Outubro – comunicação apresentada, a convite dos organizadores, no Seminário Internacional da Faculdade de Arquitectura da Universidade do Porto, “Interpretar a Ruína”. Titulo: “Remotas Arquitecturas Paisagistas? Arqueologia de Monumentos Pré-históricos: Investigação, Explicação, Valorização”.
Contacto com a filósofa Judith Butler, em Serralves.
17 de Outubro – apresentação, no Centro Unesco do Portom, do vol. 48, de 2008, da revista “Trabalhos de Antropologia e Etnologia”, publicada pela Sociedade Portuguesa de Antropologia e Etnologia e dirigida por este investigador. Apresentação também da sua conferência sobre “Arquitecturas de Terra do Sul de Marrocos”.
23, 24 e 25 de Outubro – Missão Olivier Lemercier (Universidade da Borgonha, França), que apresentou na FLUP no dia 24 uma conferência sobre a problemática “campaniforme” na Europa.
4 Novembro – Saída do livro colectivo “Crenças, Religiões e Poderes”, resultante da mesa-redonda de Primavera de 2007, e publicado pela Afrontamento, Porto. Obra coordenada por este investigador e por José Maria Costa Macedo, professor reformado da FLUP, filósofo (a obra foi recentemente apresentada em público, encontrando-se em todas as livrarias).
7 Novembro - Contacto com o sociólogo Luc Boltanski, em Serralves.
14 e 15 Novembro – participação, por convite, no Colóquio da Sociedade Portuguesa de Psicanálise, “O Homem e os Jogos” (Fundação Eng. António de Almeida, Porto). Contacto com muitos colegas e aquisição de bibiografia.
6 Dezembro – conferência, promovida pela ADECAP, no Centro Unesco do Porto, sobre sítios com fossos e fossas da Pré-história recente do Sul de Portugal, da autoria de Lídia Baptista, Maria de Lurdes Oliveira e Bárbara Carvalho. Apresentação do volume 11, de 2008, da revista Journal of Iberian Archaelogy, dirigida por este investigador.
14 a 18 Dezembro – Missão no Reino Unido, com duas realizações em cidades/universidades diferentes. Em Leicester, no colóquio internacional “Material Worlds”, de homenagem à Profª Susan Pearce, e a convite dos organizadores, com apresentação de comunicação. Contacto com colegas da museologia de todo o mundo. Tema da intervenção: “Archaeology’s Achilles heel: overcoming the concept of “material culture”. Logo de seguida, partida para Southampton, para coordenar a sessão do TAG (Theoretical Archaeology Group Conference) que decorreu na tarde de dia 17. Tema: “Desires from the Past: What do Archaelogical Images Want?”. No dia 18 houve ainda tempo para rever a Tate Modern, em Londres, e adquirir bibliografia.


Publicações
Em 2008 não publiquei nenhum livro relacionado com a arquelogia, mas sim dois livros de poesia. Juntamente com outros colaboradores, publiquei textos em diversas revistas, locais ou nacionais, de divulgação ou não (Coavisão, Al-madan, etc), que não menciono detalhadamente. Colaborei com alguma regularidade em textos por vezes extensos no jornal “A Página da Educação”. A minha principal actividade de reflexão “diária” espelhou-se no blogue http://trans-ferir.blogspot.com, que tem um considerável número de visitas e de feedbacks.
Indico assim pois apenas os trabalhos que foram alvo da minha coordenação, ou co-coordenação:
- Trabalhos de Antropologia e Etnologia, revista, vol, 48, Porto, SPAE, 2008.
- Journal of Iberian Archaeology, revista, vol. 11, Porto, ADECAP, 2008.
- Crenças, Religiões e Poderes (co-coordenado por José M. Costa Macedo), Porto, Afrontamento, 2008.
- Archaeology and the Politics of Vision in a Post-Modern Context (co-coordenado por Julian Thomas), Newcastle upon Tyne, Cambridge Scholars Publishing, 2008 (mas ainda no prelo).

Sem comentários: