quinta-feira, 15 de março de 2007

Dois livros da Afrontamento, Porto

Este está esgotado. É a transcrição de um debate "histórico", havido no Porto (Casa das Artes) em 27 de Abril de 1992, sob a égide da SPAE (Sociedade Portuguesa de Antropologia e Etnologia), e coordenado por mim e pelo Prof. Augusto Santos Silva. Intervieram nos debates, além dos moderadores e do público, os seguintes convidados: Alexandre Quintanilha, Armando Carvalho Homem, Boaventura de Sousa Santos, Diogo Ramada Curto, Eduardo Lourenço, Eduardo Prado Coelho, Eglantina Monteiro, Fernando Guimarães, Fernando Távara, João Arriscado Nunes, João Pina Cabral, Jorge Freitas Branco, José Mariano Gago, Luís Moniz Pereira, Manoel de Oliveira, Maria de Lourdes Pintasilgo, Nuno Portas e Óscar Lopes.
Estão a ver por que é que, acima, qualifico este encontro de "histórico"?...

Este saíu em finais de 2006 (coordenado pelo Prof. Carlos Brochado de Almeida, da FLUP) e é o primeiro de uma série de 4 dedicados à História do Douro. Tem na capa uma imagem do célebre cavalo de Mazouco (Freixo de Espada-à-Cinta), uma gravura rupestre paleolítica que prenunciou o futuro aparecimento de todo um mundo de "arte de ar livre" em Espanha e Portugal.

Contacto das Edições Afrontamento: http://www.edicoesafrontamento.pt/

2 comentários:

Anónimo disse...

El grabado fue mojado para sacar la foto. Es una práctica que hoy día esta condenada por raziones de la conservación. Es una pena que aún continuen a hacer esto.

Odete Lara

Vitor Oliveira Jorge disse...

No, esto no ha sido hecho hoy, pero probablemente en 1981.Hemos sido muy cuidadosos los que publicamos los grabados de Mazouco (in revista Arqueologia, Porto, GEAP, vol. 3, Junio 1981.