sexta-feira, 9 de março de 2007

Almeida - local aprazível para o debate de temas importantes

Da newsletter "ciencia hoje"
http://www.cienciahoje.pt/
index.php?oid=20800&op=all
permito-me transcrever:

Vestígios do passado a debater em Almeida

AGIR organiza as III jornadas internacionais

As danças são um dos temas em discussão. Na imagem - Orfeão UP - celebrizam-se os Pauliteiros de Miranda. Clique para aumentarO património material, tradições, rituais, danças, festas, gastronomia, entre outros" vão preencher a agenda das III Jornadas internacionais Vestígios do Passado, dia 30, em Almeida. Organiza as Jornadas internacionais a Associação para a Investigação e Desenvolvimento Sócio-Cultural (AGIR). Segundo Fernando Cruz, presidente da direcção da Associação, que tem sede na Póvoa de Varzim, na iniciativa serão apresentados "estudos e reflexões de cariz científico".
Nas arribas do Douro
Debater e reflectir o papel da memória, dos meios de comunicação social e das novas tecnologias de informação e comunicação nos domínios arqueológico, sócio-cultural e histórico são os objectivos das Jornadas, que decorrerão no auditório municipal de Almeida, adiantou o responsável.

Serão apresentadas quinze comunicações sobre temas como memória colectiva, trabalho e lazer, património material, meios de comunicação social/tecnologias de informação e comunicação. "Vão ser tratados assuntos muito diversos, mas todos eles relacionados com a vertente cultural e social", precisou Fernando Cruz, explicando que as Jornadas "têm um enfoque em termos históricos, sociais e antropológicos".

"Museus, Património e Turismo", "Trajectos Intergeracionais", "Património construído e políticas de desenvolvimento local em áreas de montanha: das intervenções às novas orientações" e "A arte dos pastores do sul peninsular: arquétipos em final de estrada" são algumas das comunicações a apresentar.
Conhecer o trabalho de investigadores

As Jornadas serão um espaço para dar a conhecer o trabalho realizado por investigadores de universidades e centros de investigação, esclareceu o presidente da AGIR, que espera juntar meia centena de investigadores e especialistas de ambos os lados da fronteira.

As duas edições anteriores foram realizadas em Barcelos e Miranda do Douro. Fernando Cruz justifica a escolha de Almeida pelo facto de a AGIR apostar na realização de eventos descentralizados que cubram o território nacional e incluam a participação de especialistas de Espanha, onde a instituição também tem associados.

"As actividades da AGIR têm sido descentralizadas, porque a sede da associação é na Póvoa de Varzim, mas os associados são de todo o País", explicou. Com esta realização em Almeida, os promotores também pretendem "dar a conhecer a vila, a sua importância histórica e cultural".
Comissão Científica

Berta Garcia Orosa – Universidade de Santiago de Compostela, Facultade de Xornalismo(Espanha)
Fernando Cruz, AGIR – Associação para a Investigação Desenvolvimento Sócio-cultural (Portugal)
Joel Mata – Universidade Lusíada (Portugal)
Manuela Marujo - University of Toronto, Department of Spanish and Portuguese (Canadá)
Maria Inês Magalhães – CEMRI/Universidade Aberta (Portugal)
Maria Regina Gouveia – Escola Superior de Educação da Guarda (Portugal)
Maria do Rosário Campos– Escola Superior de Educação de Coimbra (Portugal)
Rosa Martha Romo – Departamento de Estudios Socio-Urbanos de la Universidad de Guadalajara (México)
Rui Moura – APSIOT – Associação Portuguesa de Profissionais em Sociologia Industrial, das Organizações e do Trabalho/Universidade Autónoma de Lisboa (Portugal)

Sem comentários: