segunda-feira, 14 de setembro de 2009

Objectos delicados

Irá realizar-se no Museu do Oriente nos próximos dias 19 e 20 de Outubro o Encontro


Objectos delicados: repensar a cultura material. A circulação de artefactos rumo ao ocidente e a sua conservação.

A Fundação Oriente, o Instituto de Museus e da Conservação e o Centro de História de Além-Mar organizam este colóquio com o objectivo reflectir sobre a chegada Europa dos artefactos asiáticos e objectos materiais durante Idade Moderna (séculos XVI-XVIII).

Os contributos dados por Portugueses e Espanhóis à circulação, no continente europeu, de artefactos da Ásia Oriental, foram cruciais e resultaram de 500 anos de uma presença alicerçada, em larga medida, nas trocas comerciais então estabelecidas entre a Europa e a Ásia. Aparentemente, o legado histórico cultural das redes de contactos que surgiram parece ter sido exaustivamente explorado; porém, esta temática levanta uma série de questões. Encontramo-nos num momento em que, no universo das Ciências Sociais e Humanas, tem havido interesse crescente pelos diversos vectores que condicionam e determinam os processos de diálogo intercultural. Actualmente, a maioria das sociedades europeias testemunham e experimentam problemáticas de intercâmbio cultural, sincronia e justaposição em aspectos diversos do seu actual modo de vida.

No colóquio abordar-se-ão as formas como as práticas europeias de exposição, colecção e conservação de artefactos e objectos materiais da Ásia Oriental contribuíram para reformular, conservar e validar a possibilidade de se falar de hibridismo cultural artístico na Europa do período moderno até à actualidade.



Data-limite para inscrições: 12 de Outubro de 2009



Para mais informações:

Museu do Oriente

Av. Brasília, Doca de Alcântara

1350-352 Lisboa

dcm@foriente.pt

www.museudooriente.pt

Sem comentários: