domingo, 27 de setembro de 2009

Economia capitalista e destruição da sociedade e do indivíduo, ou seja, da economia libidinal individual e colectiva

"A economia capitalista de obediência estrita não funciona já, porque ela quer que o indivíduo psíquico seja o piloto de si mesmo, quer dizer, se torne o "empreendedor de si mesmo", sem individuação colectiva, mas antes através de uma desindividuação colectiva orquestrada pelo marketing que explora as possibilidades de controlo que oferece o provocar de curto-circuitos, e, desde a "revolução conservadora", o neoliberalismo, e o projecto de refundação do Medef que é a sua tradução francesa, pelo governo das desigualdades que arruina o social - o que destrói o próprio meio económico, que se torna desse modo uma "deseconomia" conduzindo finalmente, também ela, a uma liquidação da intermediação, que é a tradução da transindividuação na esfera económica e sob a sua forma comercial (tanto mais que a "concorrência" conduz na realidade ao crescimento dos monopólios)."


Bernard Stiegler
POUR UNE NOUVELLE CRITIQUE DE L'ÉCONOMIE POLITIQUE
Paris, Galilée, 2009
p. 87

(tradução minha)

________
* Nota: alguma terminologia típica deste autor poderá ser mais opaca para o leitor que nunca o leu, mas isso é o risco de qualquer citação... o melhor é mesmo lê-lo... é fabuloso!

2 comentários:

Maria Josefa Paias disse...

Obrigada por me dar a conhecer este autor.
E já que estou aqui aproveito para lhe dizer que lhe atribuí o prémio-selo «Vale a pena ficar de olho nesse blog!» através do «Restolhendo». Espero que goste.
Cumprimentos.

Vitor Oliveira Jorge disse...

Adoro prémios e tudo quanto acaricie o meu narcisismo. Vou ver. Beijos - é o que posso dar em troca!