"O segredo é o que resiste à política, à transparência."
"A heterogeneidade está no coração [au coeur] da homogeneidade do si [soi] ou do sujeito."
"Desejo: é eu ter desejo de coisas que não têm necessidade de mim."
"Traço, inscrição: está para lá da presença e da consciência. O traço pode ser uma marca no corpo, a marca de uma circuncisão."
"Ler é decifrar o cálculo de uma protecção de si. A escrita é cálculo."
"A heterogeneidade está no coração [au coeur] da homogeneidade do si [soi] ou do sujeito."
"Desejo: é eu ter desejo de coisas que não têm necessidade de mim."
"Traço, inscrição: está para lá da presença e da consciência. O traço pode ser uma marca no corpo, a marca de uma circuncisão."
"Ler é decifrar o cálculo de uma protecção de si. A escrita é cálculo."
Jaques Derrida
13 comentários:
Obrigado. Lembre-me só sff quem é e de que lado do Atlântico está... é que a comunicação cria este ruído... parece que estamos dentro de uma gaiola de milhões de pássaros, eu incluído. Obrigado!
Ornitologia para freiras?! Que imaginação.Ah, claro, foi porque eu falei de gaiola. É que um dia percorri umas 3 horas de avião sobre o Zambeze na companhia do imprescindível piloto e de uma gaiola de periquitos que faziam um som danado. Eram muitos! Acontece que com as acrobacias do piloto para me mostrar lá em baixo os hipopótamos e com as minhas tentativas para tirar fotografias naquele ambiente instável, o som dos belos pássaros me ia pondo louco.
Bem, as freirinhas, de facto, uma das poucas coisas bonitas que podiam fazer era a ornitologia dos pássaros que vinham ter aos claustros. Ou mesmo dos passarões...
Conhece certamente a ornitológica actividade do Messiaen, que esse sim, utilizou bem a música dos pássaros...marilhoso compositor!
queria dizer maravilhoso... ando a ter muitos lapsus linguae...ainda me vou tornar pássaro.
Sim, de facto, foi pq falou( de gaiolas e pássaros) e era uma gorada tentativa de fazer humor :P.
Conheço Messaien (e a sua actividade ornitológica), claro, é um bom compositor, mas o q acho mais aparentado com um som de um pássaro (s) é a flauta ( a solitária, maravilhosa flauta) do "L'Après-midi d'un faune", do Debussy e alguns concertos do Avison(creio q tb conhecerá,mas se n tiver nada dele, posso enviar alguns links com downloads.)Mas estes exemplos que referi são idiossincrasias minhas.
De qualquer forma, mais uma vez,obrigada pela sua amabilidade. :-)
Adorei este diálogo ornitológico! Viva, Clara Schumann!!!
Outra sujestão: CAT POWER a cantar SHE S GOT YOU (é do album Jukebox)!!
Avison não conheço!
Agora creio que Messiaen é mais que bom, é de arrepiar.É um génio, problema difícil dde perceber...Tenho de visitar o seu blogue. Posso saber o que realmente faz? É música?...obrigado.
Já vi q gosta mto de Messiaen. Eu tenho outros génios, sem desprimor para o Messaien, note-se: Couperin, Satie, Debussy, Downland, Morales, Schubert (sou uma Schubertiana convicta), Richard Strauss,* - ok,n elenco mais, pq posso enfastiar e,de qqulquer forma, gosto de muitos mais compositores. Não, não sou música, apenas gosto de música, de literatura e de pintura, entre outras coisas.(acho q n vivia sem música e literatura)
pode ver aqui o Avison:
http://pqpbach.opensadorselvagem.org/charles-avison1709-1770-concertos-in-seven-parts-done-from-the-lessons-of-domenico-scarlatti-cafe-zimmerman/#comments
Se o file não estiver em condições,enviar-lhe-ei os links, se assim quiser.
Cordialmente.
* - Já para não mencionar o Coltrane e Dexter Gordon, no jazz, dois dos músicos que mais admiro.
Coitado do Derrida, aqui comenta-se tudo menos o pensamento dele... não tem mal.
Também gosto desses autores de que fala, mas o meu maior prazer está na música barroca e mesmo até mais particularmente na imeditamente pré-barroca, em que esta editora alpha se tem especializado. Tenho aí muita coisa boa, mesmo. Mas este autor que destaca estranhamente não conhecia...
Não tenho formação musical alguma, apenas ouço, e fui influenciado pela minha mulher que, sendo arqueóloga como eu, podia ter sido uma intérprete solista, soprano... e tem um ouvido apuradíssimo, o que não significa que coincidamos nos gostos. Nestas coisas cada um tem de seguir o seu caminho e o seu desejo. Eu ainda não entrei nos românticos, confesso, de forma séria.
Para mim o cúmulo são as suites para violoncelo solo do J.S. Bach. Tem aquele DVD duplo do Rostropovitch em que ele as interpreta na catedral de Vézelay, sozinho, rodeado daquela arquitectura assombrosa? É algo de profundamente comovente. A primeira vez que vi o DVD ficámos até às 3 ou 4 da manhã a ouvir, sem poder parar,pois é inebriante. Também gosto muito de Cecilia Bartoli como intérprete, e do Bylsman como violoncelista. Foi uma pena terem dado cabo da Festa da Musica em Lisboa, é imperdoável. Se pudesse ia todos os anos a Nantes. Aqui no Porto a programação da Casa da Música, tipo tutti fruti, tem deixado a desejar. É uma raiva não estar em Lisboa, com o CCB, a Gulbenkian, a Culturgest... enfim, uma pessoa compensa-se com os discos.E agora ate com o you tube. Obrgado pela dica... tenho de ver o seu blogue com cuidado. Você, se não é indiscrição, que faz? Pode responder-me para o meu mail, está claro.Obrigado.
Queria dizer Bylsma (belga)
Eu estava com medo de dizer, pq, normalmente sou criticada :P,mas o pré-barroco (ou «renascimento tardio») é tb uma das minhas épocas favoritas e Monteverdi,para não falar de Merula e Gabrieli (ok,Monteverdi,sem ilusões), um dos meus Deuses!!!
N tenho o DVD de que fala (conheço), mas tenho as suites de J.S.Bach pelo Byslma!
E para Derrida não me rogar pragas, fico-me por aqui!! No more comments! :-)
Cordialmente.
P.S - Deploro mtos poucos compositores, talvez Penderecki...só gosto de 1 composição dele, a sinfonia "The Seven Gates of Jersualem" .De resto, fico sempre com a impressão que se trata de arrufos felinos,com miados mtos agudos!
Estamos a coincidir um bocado!
Mas... medo só da morte...
Não gosta de Penderecki, genial compositor?! E Arvo Part, outro religioso igualmente fantástico... ainda não me disse onde mora e o que faz. Dava gosto trocar impressões consigo. Morará no chamado grande Porto?!
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