quinta-feira, 8 de janeiro de 2009

Em Serralves, claro



PROCESSO DE IMPROVISAÇÃO DE ANNA HALPRIN

E A SUA RELAÇÃO COM A PEÇA PARADES & CHANGES, REPLAYS

WORKSHOP
17 E 18 Jan 2009
10H00 - 13H00 / 14H00 - 17H30
AUDITÓRIO DE SERRALVES

ORIENTAÇÃO: Anne Collod
Dirigido a performers, bailarinos, coreógrafos, actores e artistas visuais que integram a performance como prática artística

INSCRIÇÃO: 20€

Que possibilidades de estar junto inventa a dança?

Esta questão, que orienta o trabalho de criação e de pesquisa de Anne Collod há vários anos, levou-a a trabalhar com Anna Haprin.

Improvisação estruturada, criação colectiva, interdisciplinaridade, noção de processo, conceito de tarefa, utilização de partições, interacções entre o performer e o seu ambiente, ligação entre a arte e o mundo social, muitas destas noções que se tornaram cruciais nos anos 60 e 70 foram primeiro exploradas nos célebres ateliers de verão de Anna Halprin.

Quando da apresentação de "parades & changes, replays" reinterpretação por extenso de Parades & Changes (1965) de Anna Halprin, Anne Collod propôs trabalhar uma das sequências da peça: experimentar a expressão física de uma tarefa alterada por diversas normas, interpretar uma partitura, reinventá-la para melhor a agarrar.

O workshop é uma oportunidade de compreender os meandros artísticos do trabalho realizado por Anna Halprin e de se familiarizar com o uso da partitura como utensílio de criação individual e colectiva.

Sem comentários: