domingo, 7 de dezembro de 2008

Ontem, no Centro Unesco do Porto, a conferência...

... de Maria de Lurdes Oliveira, Lídia Baptista e Bárbara Carvalho...
sobre os sítios com fossos (e fossas, e outras coisas) da Pré-história recente do SW peninsular (III-II milénios a.C.), mostrando à evidência o pouco que se sabe e o pouco que se documentou sobre essa região e problemática (apesar do inegável mérito e até tradição de muitas pesquisas...), e as banalidades que frequentemente se continuam a dizer, perante uma informação em larga medida indisponível (conclusão minha). Interessante como através do sistema das empresas e da arqueologia de prevenção, elementos do Norte, da sua "escola", vão trabalhar para o Sul - e de repente se dão conta do abismo da nossa ignorância. Claro. Há quase tudo para fazer em todo o país, neste domínio de pesquisa. Um imenso campo, desde que se dê condições às pessoas para pensarem numa arqueologia sem os (pre)conceitos do passado, que ainda hoje em muitos casos perduram.

Uma sessão promovida pela ADECAP, Porto, durante a qual foi também apresentada a revista Journal of Iberian Archaeology, vol. 11, de 2008.


2 comentários:

Gianna disse...

Ti abbraccio.

Io conosco un po' il francese.

Vitor Oliveira Jorge disse...

Un de ces jours j' écrirai quelque chose en français... je suis très occupé maintenant, j' ai beaucoup de cours et de choses à préparer pour mon voyage en Angleterre, dimanche prochain. M'envois des photos faites par toi, si tu en as... merci
V.