quinta-feira, 29 de outubro de 2009

A PAISAGEM METROPOLITANA - ECOLOGIA E SUSTENTABILIDADE






A PAISAGEM METROPOLITANA - ECOLOGIA E SUSTENTABILIDADE


10 NOV - 11 NOV 2009 - DAS 09:30 ÀS 18:30 - AUDITÓRIO DE SERRALVES
A expansão das áreas metropolitanas associada à sua atractividade para a fixação das populações humanas à escala mundial e regional é um fenómeno indissociável da paisagem de hoje e uma herança do século passado. Os problemas e os desafios que se nos colocam são diversos e a Fundação de Serralves promove esta conferência com o intuito de debater e contribuir para o entendimento de uma das facetas deste fenómeno e herança: a ecologia e a sustentabilidade.

Na sequência de iniciativas anteriores, nomeadamente a Conferência em 2008 sobre a Sustentabilidade da Gestão dos Espaços Verdes, surge a presente iniciativa que terá como principal cenário a Área Metropolitana do Porto (AMP). Por sua vez, a Fundação de Serralves é um dos parceiros do Centro Regional de Excelência para a Sustentabilidade (CRE_Porto) empenhado na promoção de acções para a melhoria do desempenho ambiental na AMP.

A conferência é motivada por um trabalho desenvolvido nos últimos três anos em torno de uma proposta de uma rede de parques metropolitanos desenvolvida para a Junta Metropolitana do Porto pelo CIBIO da Universidade do Porto (Centro de Investigação em Biodiversidade e Recursos Genéticos). Este trabalho, por sua vez, é entendido já como uma consequência do Plano Regional de Ordenamento do Território da Região Norte que recentemente foi submetido a discussão pública.

A Fundação de Serralves convidou um conjunto de especialistas nacionais e estrangeiros para trazer a sua experiência e reflexão sobre a paisagem metropolitana. Já muito se especulou sobre o significado da sustentabilidade. Nesta conferência entendemos a sustentabilidade como a atitude responsabilizada dos cidadãos perante a natureza e a cultura, privilegiamos a ecologia e focalizamos a actuação ao nível do planeamento, projecto e gestão da paisagem metropolitana – o habitat por excelência do cidadão de hoje.

Entendemos que a conferência interessa a uma grande diversidade de áreas disciplinares da biologia à arquitectura, da sociologia à arquitectura paisagista, da engenharia à geografia. Interessa a profissionais da administração local, regional e nacional ou da actividade privada. Interessa a educadores, professores e estudantes universitários. Interessa também ao cidadão comum cada vez mais cioso de uma participação activa e esclarecida na tomada de decisões sobre o futuro dos seus espaços, do seu património, dos seus valores.
Convida-se ainda os participantes para uma visita e debates no local pelas paisagens a norte do rio Douro – “descobrindo o verde escondido à nossa porta”.




Fonte e mais elementos de informação: http://www.serralves.pt/actividades/detalhes.php?id=1710

2 comentários:

Vitor Oliveira Jorge disse...

Obrigado!
Lá irei...
Saudações cordiais!

Manuela Araújo disse...

Ora aí está uma conferência em que me vou inscrever. Já uma amiga me tinha enviado por e-mail, e ia-me esquecendo de inscrever se não passasse por aqui.
Cumprimentos