Faculdade de Letras da Universidade do Porto
Curso: Pensamento Crítico Contemporâneo: alguns representantes
Grau: Formação Contínua
Realização: 2009/2010
Iniciativa: Departamento de Ciências e Técnicas do Património
Informações:
Docente: Vítor Oliveira Jorge, prof. decano da FLUP – vojorge@clix.pt
Duração: 24 horas presenciais
Créditos: 2,5 ECTS - aprovados pelo Senado da UP
Calendário: 19 Abril a 7 Junho 2010
Horário: 2ª feiras das 19h30 às 22h30
Preço: Alunos, Antigos Alunos e Funcionários da UP - €95,00
Público em Geral - €140,00 + Seguro Escolar: 1,80€
Candidaturas Online - http://sigarra.up.pt/flup/cursos_geral.FormView?P_CUR_SIGLA=FCPCC
Prazo de Inscrição/pagamento: A indicar
Nota:
O processo de inscrição decorre via web no site dos Serviços de Informática da FLUP no endereço http://www.letras.up.pt/gi na opção Candidaturas
No processo de inscrição pode optar pelo pagamento com cartão de crédito (on-line) ou enviar cheque por correio ou, em alternativa, proceder ao pagamento na Tesouraria no piso 1 da FLUP (horário contínuo - 10h/16h).
Informação: A realização do curso depende de um nº mínimo de 12 formandos inscritos e a inscrição só é considerada válida após o respectivo pagamento.
Contactos:
Serviço de Gestão Académica - Sector de Formação Contínua
Via Panorâmica, s/nº 4150-564 Porto
Telef: 226077152 Email: gfec@letras.up.pt
Horário Atendimento: 10h00 às 16h00
Língua de Ensino
Português
Objectivos, Competências e Resultados de aprendizagem
Introduzir os formandos no “pensamento crítico contemporâneo” (com tudo o que esta designação tem de convencional), através de alguns dos seus nomes mais significativos. Estes pensadores são incontornáveis no sentido de se perceber o mundo em que vivemos. Em cada uma das oito sessões será abordado um autor, através de uma síntese do seu pensamento e da análise de um texto.
Programa
Apesar do carácter também convencional desta arrumação por “escolas de pensamento”, eis os autores a abordar:
1 – Estruturalismo: Jacques Lacan
2 – Pós-estruturalismo: Michel Foucault
3 – Pós-estruturalismo: Jacques Derrida
4 – Feminismo (2ª geração): Judith Butler
5 – Pós-marxismo: Giorgio Agamben
6 – Pós-marxismo: Slavoj Zizek
7 – Pós-modernidade : Jean Baudrillard
8 – Pós-modernidade: Jean-François Lyotard
Métodos de Ensino
As sessões serão activas, articulando a componente expositiva, a análise de textos a distribuir, e o debate com os formandos, possibilitando uma interacção entre formador e formandos.
Modo de Avaliação
Intervenção nas sessões, e breve relatório final
Cálculo da Classificação Final
Os formandos serão avaliados durante as etapas de ensino-aprendizagem (avaliação contínua, a que corresponde 25 % da classificação final) e por intermédio de um relatório final (a que corresponde 75% da classificação final).
A classificação será dada numa escala de 0 a 20 valores.
Observações
Dois manuais (mesmo muito) básicos, isto é, para quem não esteja minimamente dentro destes temas; será indicada bibliografia para cada autor abordado:
- Lechte, John (2008), Fifty Key Contemporary Thinkers. From Structuralism to Post-humanism, London, Routledge.
- Macey, David (2000), Dictionary of Critical Theory, London, Penguin.
Sem comentários:
Enviar um comentário