sábado, 31 de outubro de 2009

Coloque na sua agenda de 2010...


Faculdade de Letras da Universidade do Porto

Curso: Pensamento Crítico Contemporâneo: alguns representantes

Grau: Formação Contínua

Realização: 2009/2010

Iniciativa: Departamento de Ciências e Técnicas do Património

Informações:

Docente: Vítor Oliveira Jorge, prof. decano da FLUP – vojorge@clix.pt

Duração: 24 horas presenciais

Créditos: 2,5 ECTS - aprovados pelo Senado da UP

Calendário: 19 Abril a 7 Junho 2010

Horário: 2ª feiras das 19h30 às 22h30

Preço: Alunos, Antigos Alunos e Funcionários da UP - €95,00

Público em Geral - €140,00 + Seguro Escolar: 1,80€

Candidaturas Online - http://sigarra.up.pt/flup/cursos_geral.FormView?P_CUR_SIGLA=FCPCC

Prazo de Inscrição/pagamento: A indicar

Nota:

O processo de inscrição decorre via web no site dos Serviços de Informática da FLUP no endereço http://www.letras.up.pt/gi na opção Candidaturas

No processo de inscrição pode optar pelo pagamento com cartão de crédito (on-line) ou enviar cheque por correio ou, em alternativa, proceder ao pagamento na Tesouraria no piso 1 da FLUP (horário contínuo - 10h/16h).

Informação: A realização do curso depende de um nº mínimo de 12 formandos inscritos e a inscrição só é considerada válida após o respectivo pagamento.

Contactos:

Serviço de Gestão Académica - Sector de Formação Contínua

Via Panorâmica, s/nº 4150-564 Porto

Telef: 226077152 Email: gfec@letras.up.pt

Horário Atendimento: 10h00 às 16h00

Língua de Ensino

Português

Objectivos, Competências e Resultados de aprendizagem

Introduzir os formandos no “pensamento crítico contemporâneo” (com tudo o que esta designação tem de convencional), através de alguns dos seus nomes mais significativos. Estes pensadores são incontornáveis no sentido de se perceber o mundo em que vivemos. Em cada uma das oito sessões será abordado um autor, através de uma síntese do seu pensamento e da análise de um texto.

Programa

Apesar do carácter também convencional desta arrumação por “escolas de pensamento”, eis os autores a abordar:

1 – Estruturalismo: Jacques Lacan

2 – Pós-estruturalismo: Michel Foucault

3 – Pós-estruturalismo: Jacques Derrida

4 – Feminismo (2ª geração): Judith Butler

5 – Pós-marxismo: Giorgio Agamben

6 – Pós-marxismo: Slavoj Zizek

7 – Pós-modernidade : Jean Baudrillard

8 – Pós-modernidade: Jean-François Lyotard

Métodos de Ensino

As sessões serão activas, articulando a componente expositiva, a análise de textos a distribuir, e o debate com os formandos, possibilitando uma interacção entre formador e formandos.

Modo de Avaliação

Intervenção nas sessões, e breve relatório final

Cálculo da Classificação Final

Os formandos serão avaliados durante as etapas de ensino-aprendizagem (avaliação contínua, a que corresponde 25 % da classificação final) e por intermédio de um relatório final (a que corresponde 75% da classificação final).

A classificação será dada numa escala de 0 a 20 valores.

Observações

Dois manuais (mesmo muito) básicos, isto é, para quem não esteja minimamente dentro destes temas; será indicada bibliografia para cada autor abordado:

- Lechte, John (2008), Fifty Key Contemporary Thinkers. From Structuralism to Post-humanism, London, Routledge.

- Macey, David (2000), Dictionary of Critical Theory, London, Penguin.

Sem comentários: