segunda-feira, 12 de outubro de 2009

Resultados das eleições de ontem, em síntese

Cito o "Diário de Notícias" de hoje:

"PSD mantém-se como a maior força autárquica, mas perde 19 câmaras. Socialistas conquistam 22 novas autarquias e conseguem o melhor resultado de sempre nas eleições locais com a liderança de 131 municípios

A noite autárquica começou com declarações de vitória de todos os lados, acabou com PS e PSD em nervoso miudinho à espera dos resultados de Lisboa. A balança pendeu para o PS: António Costa repete o mandato na capital, conseguindo a maioria no executivo camarário. No Porto, Rui Rio, à frente da coligação PSD/CDS, consegue nova maioria absoluta.

Numas eleições fortemente polarizadas entre o PS e o PSD, os sociais-democratas mantêm-se como o partido com maior número de presidências de câmara. Mas com uma descida assinalável face às últimas autárquicas: dos 157 municípios ganhos em 2005 o PSD cai agora para 138 (116 a título individual, as restantes em coligação com o CDS/PP).

À hora de fecho desta edição, quando estavam por decidir dois municípios, os socialistas contavam 131 autarquias - um número que nunca tinham alcançado antes. Em número de votos o PS passou a barreira dos dois milhões. O que se traduz em mais 22 câmaras e 918 mandatos - mais 67 do que os obtidos há quatro anos e acima dos 868 conseguidos pelos sociais-democratas (incluindo as coligações). "

1 comentário:

Anónimo disse...

ANTÓNIO COSTA VENCEU COM MAIORIA ABSOLUTA EM LISBOA! ACHO QUE COSTA SE PERFIGURA COMO UMA ALTERNATIVA A SÓCRATES NO PS. ANTÓNIO COSTA TEM APRECIÁVEIS QUALIDADES POLÍTICAS E UMA PERSONALIDADE SÉRIA MAS DIALOGANTE QUE, NO CONJUNTO, FAZEM DELE UM CANDIDATO FORTE E CREDÍVEL DE ESQUERDA. EM LISBOA E NO PS. DAVA, PENSO, UM BOM PRIMEIRO-MINISTRO.