terça-feira, 4 de novembro de 2008

Seg. Ciência hoje


Barack Obama terá praticamente vitória garantida

"Professor da Católica estuda eleições presidenciais norte-americanas
2008-11-03
Obama: provavelmente, o primeiro negro a presidir aos EUASe as eleições presidenciais norte-americanas se realizassem hoje, o candidato democrata, Barack Obama, conquistaria 310 votos no Colégio Eleitoral, alcançando a vitória. Este é um dos resultados dos estudos que Carlos Santos, docente da Faculdade de Economia e Gestão da Universidade Católica do Porto (UCP), vem desenvolvendo ao longo dos últimos três meses. Autor do blog «O Valor das Ideias» que se dedica quase em exclusivo à análise e ao acompanhamento das sondagens e do processo eleitoral, bem como ao desenrolar da campanha, Carlos Santos projecta também a probabilidade de vitória em cada um dos estados e as várias combinações necessárias a cada candidato para assegurar a vitória nacional.
O investigador explica que o acompanhamento que tem feito do processo eleitoral norte-americano inclui “a realização de estudos de projecção, combinando com procedimentos estatísticos inovadores a informação das múltiplas sondagens realizadas nos Estados Unidos”. Com base nesse apuramento, conclui e demonstra que, se Obama ganhar o Estado de Virgínia, ou o da Carolina do Norte, McCain fica automaticamente impossibilitado de alcançar a presidência do país.
O mesmo sucede, argumenta o professor, se o candidato democrata ganhar o Estado de Ohio ou a Florida. Como fundamento para essa conclusão adianta o facto de Obama ter correntemente maior probabilidade de vencer qualquer daqueles estados (no Ohio as hipóteses ascendem a 56 por cento, por exemplo) e probabilidades muito altas de vencer noutros estados usualmente importantes, como o Michigan ou a Pensilvânia (onde tem 90 por cento de hipóteses de vencer).
Assente em metodologias de simulação do conjunto do resultado de todos os estados, reflectindo as últimas sondagens, o trabalho de Carlos Santos apenas tem semelhanças com o de Sam Weng, da Universidade de Princeton, e com o de Nate Silver, mas com diferenças substantivas do ponto de vista da metodologia utilizada.
Uma questão de estratégia
Na introdução do estudo, Carlos Santos começa por advertir que a análise baseada em simulações do voto no Colégio Eleitoral “não é a forma mais popular de avaliar a probabilidade de vitória de um candidato, sobretudo pelas necessidades maciças de programação. Apesar dos métodos incorrectos baseados em médias móveis serem mais comuns, os que assentam em simulações usam dados reais de sondagens recentes para calibrar o programa, e têm fundamentos sólidos na Teoria das Probabilidades. Tanto quanto sabemos, nos Estados Unidos apenas o reputado Nate Silver usa esta metodologia, embora difira do que fazemos aqui pelo peso subjectivo que dá a cada empresa de sondagens. A Universidade de Princeton faz algo de semelhante, usando Meta Analysis”.
O docente da FEG da Universidade Católica conduziu mais de 10 mil simulações calibradas com as sondagens disponíveis, e estima que Barack Obama venha a obter 310 votos no Colégio Eleitoral, o que significa que, se as eleições tivessem lugar hoje, e com base nos dados disponíveis, Obama venceria com mais 40 votos além dos 270 necessários. Do ponto de vista estatístico, Carlos Santos assegura que McCain tem diminutas possibilidades de vencer as eleições presidenciais de Novembro, e conclui que Barack Obama tem seguido uma “estratégia correcta”.

Carlos Santos é doutorado em Econometria pela Universidade de Oxford, e tem publicado artigos de opinião na imprensa portuguesa, quer sobre as eleições americanas, quer sobre temas da Economia em geral. "

Fonte de texto e foto: http://www.cienciahoje.pt/index.php?oid=28254&op=all

2 comentários:

AlbertoEstévez disse...

Personalmente, creo que va a ganar Obama. También personalmente, espero que gane Obama.

Tiene usted un blog muy interesante, le prometo que lo seguiré traduciéndolo con el Traductor Google.
Su país también es espléndido, lo he visitado en dos ocasiones; la primera visité Sintra, Estoril y Lisboa y la segunda la región del Algarve.

Reciba un cordial saludo desde Madrid, España.

Alberto Estévez.
-------------------------Pessoalmente, acho que Obama está indo para vencer. Ele também pessoalmente, espero que Obama ganha.

Você tem um blog muito interessante, eu prometo a você Eu continuarei a tradução do Google Tradutor.
Seu país também é excelente, tenho visitado duas vezes, primeiro a ser visitado Sintra, Estoril e Lisboa, ea segunda na região do Algarve.

Receber uma calorosa saudação de Madri, na Espanha.

Alberto Estevez.

P.D. Perdón si la traducción es mala. Un saludo.

Vitor Oliveira Jorge disse...

Gracias, no hace falta traducir el castellano.
Saludos desde Porto!