I am not

I am not
quotation

quarta-feira, 19 de novembro de 2008

Pós-Modernismo e Identidades

Curso “Para uma história da Arte Contemporânea - do século XIX aos nossos dias”
“Pós-Modernismo e Identidades”

22 Novembro
Sábado // 10h00 - 13h00, 14h30 - 17h30
ESEIG - Escola Superior de Estudos Industriais e de Gestão
Vila do Conde
"Pós-moderno: no mínimo, dir-se-á que, não se trata de uma noção clara, remetendo antes para níveis e esferas de análise que é por vezes difícil fazer coincidir", afirma Gilles Lipovetsky.
Um dos traços definidores do Pós-Modernismo é a afirmação de identidades e a construção de narrativas variadas… os "centros de história" multiplicam-se e uma das palavras de ordem é: inclusão.
Numa sociedade dominada pelos meios de comunicação, onde a representação se toma frequentemente pela realidade, assiste-se, em simultâneo, à uniformização dos comportamentos e do consumo e à acentuação das singularidades e da pluralidade de visões do mundo.
Arte, moda, publicidade, activismo político… confundem-se.
"A identidade de uma pessoa é constituída por uma multitude de elementos, que não se limitam evidentemente aos que figuram nos registos oficiais. (…)
Porque é o nosso olhar que aprisiona muitas vezes os outros nas suas pertenças mais estreitas e é também o nosso olhar que tem o poder de os libertar."
Maalouf, Amin, As identidades Assassinas, Difel, Viseu, 2002
Nesta terceira sessão concentramo-nos na afirmação de múltiplas identidades (ambientais, sexuais, nacionais, étnicas, classistas) e reflectimos sobre noções como: representação, simulacro, linguagem, alteridade, "para além de"…

Próxima data:
4º módulo
“Pós-Modernismo e Identidades”
13 Dezembro
Sábado, 10h00 - 13h00, 14h30 - 17h30
Duração total do módulo: 30 horas


Encontros "Derivas para que servem a arte e o conhecimento em geral?!"

23 Novembro
Domingo // 15h00 - 18h00
Duração: 3 horas
Local: ESEIG – Escola Superior de Estudos Industriais e de Gestão
Vila do Conde
Estes encontros resultam de uma crença profunda na possibilidade da arte e do conhecimento em geral poderem contribuir para a criação e afirmação de sentidos para a vida.
São aqui propostos caminhos imprevisíveis na topografia da arte e do conhecimento – um livro que leva a um filme; um filme que se cruza com uma música; uma música que encontra um poema; um poema que indica um documentário...
Aqui é privilegiada a crença na capacidade transformadora da arte que se prende com a vontade de pensar/sentir o que nos rodeia, independentemente dos percursos de cada um. Partindo do princípio que as obras, sendo uma realidade em si, se referem simultaneamente ao mundo, deseja-se que esta actividade possa representar um meio de aproximação à experiência da arte e consequente atenção sobre o nosso tempo. A arte representa assim um instrumento privilegiado na “relação com outros 'eus', outros seres, outros domínios, outros sonhos, outras palavras, outros territórios.”
As sessões têm um carácter informal e a conversa é privilegiada.
Acesso gratuito mediante inscrição prévia
Próxima data:
14 Dezembro
Domingo // 15h00 - 18h00
Duração: 3 horas
Local: ESEIG – Escola Superior de Estudos Industriais e de Gestão
Nota: Estas actividades implicam ainda um programa de visitas a exposições, idas a espectáculos e conversas com personalidades de áreas variadas (arte, ciência, religião, filosofia…).
www.circularfestival.com

Concepção e orientação
Magda Henriques, licenciada em História, Variante de Arte, pela Faculdade de Letras da Universidade do Porto e professora de História das Artes, na Academia Contemporânea do Espectáculo e na Universidade do Autodidacta e Terceira Idade do Porto, tem desenvolvido actividades pedagógicas, no âmbito da arte contemporânea, destinadas a públicos adolescente e adulto, em colaboração com várias instituições e festivais, em diferentes zonas do país, sendo de destacar a Fundação de Serralves, a Culturgest, a Fundação Calouste Gulbenkian, o Centro Cultural Vila Flor, o Pavilhão de Portugal em parceria com o Departamento de História da Arte da Universidade de Coimbra, o CENTA, o Festival Y, O Festival Escrita na Paisagem e escolas e câmaras municipais variadas.
Informações e Inscrições
Telemóvel: 92 629 40 53
info@circularfestival.com
Circular – Associação Cultural
Travessa Dr. António Ramos de Almeida, 31
4480-899 Vila do Conde
www.circularfestival.com
www.circularfestival.blogspot.com
ESEIG - Escola Superior de Estudos Industriais e de Gestão
Rua D. Sancho I, 981
4480-876 Vila do Conde
www.eseig.ipp.pt
Acessos ESEIG
Metro do Porto: linha B (vermelha), estação “Vila do Conde”
Automóvel: A 28, saída Vila do Conde (primeira rotunda à esquerda)


Sem comentários: