quinta-feira, 6 de novembro de 2008

Pensamento Crítico Contemporâneo - Não esqueçam!

Pensamento Crítico Contemporâneo:
alguns representantes


Grau: Formação Contínua
Início: 2008/2009
Observações: Departamento de Ciências e Técnicas do Património
Informações: Docente:
Vítor Oliveira Jorge – vojorge@clix.pt

Duração: 24 horas presenciais

Créditos: 2,5 ECTS

Calendário: 20 Abril a 8 Junho 2009
Horário: 2ª feiras - 17h30 às 20h30


Preço:
Alunos, Antigos Alunos e Funcionários da UP - €95,00
Público em Geral - €140,00
Seguro Escolar: 2,02€


Prazo de Pré-Inscrição - 3 Novembro 08 a 13 Abril 09
Prazo de Pagamento - 23 Março a 13 Abril 2009

Nota:
O processo de inscrição decorre via web no site dos Serviços de Informática da FLUP no endereço http://www.letras.up.pt/gi na opção Candidaturas
No processo de inscrição pode optar pelo pagamento com cartão de crédito (on-line) ou enviar cheque por correio ou, em alternativa, proceder ao pagamento na Tesouraria no piso 1 da FLUP (horário contínuo - 10h/16h).

Informação: A realização do curso depende de um nº mínimo de 12 formandos inscritos e a inscrição só é considerada válida após o respectivo pagamento.

Contactos:

Serviço de Gestão Académica - Sector de Formação Contínua
Via Panorâmica, s/nº 4150-564 Porto
Telef: 226077152 Email: gfec@letras.up.pt
Horário Atendimento: 10h00 às 16h00

________

Objectivos:

Introduzir os formandos no “pensamento crítico contemporâneo” (com tudo o que esta designação tem de convencional), através de alguns dos seus nomes mais significativos. Estes pensadores são incontornáveis no sentido de se perceber o mundo em que vivemos. Em cada uma das oito sessões será abordado um autor, através de uma síntese do seu pensamento e da análise de um texto.


Programa

Apesar do carácter também convencional desta arrumação por “escolas de pensamento”, eis os autores a abordar:

1 – Estruturalismo: Jacques Lacan


2 – Pós-estruturalismo: Michel Foucault



3 – Pós-estruturalismo: Jacques Derrida



4 – Feminismo (2ª geração): Judith Butler




5 – Pós-marxismo: Giorgio Agamben


6 – Pós-marxismo: Slavoj Zizek




7 – Pós-modernidade : Jean Baudrillard



8 – Pós-modernidade: Jean-François Lyotard




Métodos de Ensino

As sessões serão activas, articulando a componente expositiva, a análise de textos a distribuir, e o debate com os formandos, possibilitando uma interacção entre formador e formandos.

Modo de Avaliação

A indicar pelo docente

Cálculo da Classificação Final

Os formandos serão avaliados durante as etapas de ensino-aprendizagem (avaliação contínua, a que corresponde 25 % da classificação final) e por intermédio de um relatório final (a que corresponde 75% da classificação final).
A classificação será dada numa escala de 0 a 20 valores.
Provas e Trabalhos Especiais

Intervenções nas sessões e relatório final.


Dois manuais básicos:
- Lechte, John (2008), Fifty Key Contemporary Thinkers. From Structuralism to Post-humanism, London, Routledge.
- Macey, David (2000), Dictionary of Critical Theory, London, Penguin.

__________
Ver:
https://sigarra.up.pt/flup/cursos_geral.FormView?P_CUR_SIGLA=FCPCC

https://sigarra.up.pt/flup/disciplinas_geral.FormView?P_CAD_CODIGO=FCPCC01&P_ANO_LECTIVO=2008/2009&P_PERIODO=2S

__________

Fontes das fotos - Sources of the photos:


http://images.google.pt/imgres?imgurl=http://www.richardwebster.net/Lacan2.JPG&imgrefurl=http://www.richardwebster.net/thecultoflacan.html&h=303&w=343&sz=16&hl=pt-PT&start=1&sig2=oih4ruIScThO1_4nEDD4mQ&um=1&usg=__cVJ2D3U1MbMvcwalByNlYAccIDQ=&tbnid=BqLlsWMlakjrfM:&tbnh=106&tbnw=120&ei=kwwTSfqrFofy7AWasbibCw&prev=/images%3Fq%3DJaques%2BLacan%26um%3D1%26hl%3Dpt-PT%26sa%3DN

http://perroscallejeros.files.wordpress.com/2007/06/michel_foucault.jpg


http://www3.baylor.edu/American_Jewish/everythingthatusedtobehere/resources/Derrida.jpg

http://www.univ-paris8.fr/RING/IMG/arton154.jpg


http://images.google.com/imgres?imgurl=http://www.neripozza.it/_files/autori/foto/Giorgio_Agamben.jpg&imgrefurl=http://www.neripozza.it/autori.php%3Flett%3DA%26id_aut%3D84&h=240&w=240&sz=13&hl=pt-PT&start=2&sig2=t8RszfHxs-jYTcCS7bxzDQ&usg=__lvXYtTuo8CGCDDXuTYKAMMBH3Uo=&tbnid=FUVtY_rVbLbvRM:&tbnh=110&tbnw=110&ei=YBETSe6XAYqE1waYopTkBA&prev=/images%3Fq%3DGiorgio%2BAgamben%26gbv%3D2%26hl%3Dpt-PT%26sa%3DG


http://images.google.com/imgres?imgurl=http://www.princeton.edu/~ideology/s_zizek.jpg&imgrefurl=http://www.princeton.edu/~ideology/zizek.htm&h=1361&w=2100&sz=1380&hl=pt-PT&start=3&sig2=E0XDlyGsXmRZfojZqdVOEw&usg=__hOR8ymHD259iox2IjN8Xu-OrDbE=&tbnid=vOkYLL0kCJUQdM:&tbnh=97&tbnw=150&ei=JxITSZSgLoay7QWQp9SZCw&prev=/images%3Fq%3DZizek%26gbv%3D2%26hl%3Dpt-PT%26sa%3DG


http://images.google.com/imgres?imgurl=http://radicalmedia.files.wordpress.com/2008/06/jean_baudrillard_1.jpg&imgrefurl=http://radicalmedia.wordpress.com/2008/06/25/assigned-reading-for-thursday-june-26/&h=901&w=800&sz=185&hl=pt-PT&start=1&sig2=oO_yrDn03N5Q8lHKMncpZQ&usg=__23WtFTztoOTGCLsrEgjSqYQXRh4=&tbnid=rlBw3Qc1MuDqWM:&tbnh=146&tbnw=130&ei=kBUTSfyZIYrk0gW7-6n5Bg&prev=/images%3Fq%3DJean%2BBaudrillard%26gbv%3D2%26hl%3Dpt-PT%26sa%3DG



http://images.google.com/imgres?imgurl=http://upload.wikimedia.org/wikipedia/commons/4/46/Jean-Francois_Lyotard_cropped.jpg&imgrefurl=http://commons.wikimedia.org/wiki/Image:Jean-Francois_Lyotard_cropped.jpg&h=1182&w=868&sz=468&hl=pt-PT&start=2&sig2=Iyl5duq6vx7NKHkiEAnmVQ&usg=__MVingCr_6noeC_-AJqqrLZTmvX4=&tbnid=eRAKfgj8EoRoFM:&tbnh=150&tbnw=110&ei=mhYTSdOqKIu60gXo7NCABw&prev=/images%3Fq%3DJean-Fran%25C3%25A7ois%2BLyotard%26gbv%3D2%26hl%3Dpt-PT%26sa%3DG

Sem comentários: