segunda-feira, 8 de outubro de 2007

Pedras preciosas - a propósito...




... uma amiga minha que está na Alemanha enviou-me estas fotos de Potsdam (Palácio de Sanssouci), sabendo que gosto muito de palácios e de arte desta época... Potsdam (Wikipédia dixit) "é uma cidade independente do leste da Alemanha, e a capital do estado federal de Brandemburgo. Com uma população de cerca de 146.635 habitantes (2005), a cidade fica próxima de Berlim, no rio Havel. Uma das suas atracções turísticas é o Palácio de Sanssouci."
Diz-me ela (A. C., autora das fotos):
Uma das salas do palácio, designada 'a gruta' é um salão enorme decorado ao estilo Rocaille. Os caracteríticos motivos florísticos e outros das paredes foram elaborados com pedras semi-preciosas e conchas.
A ideia inicial da decoração baseava-se na utilização de pedras preciosas exóticas, que com o tempo tomou dimensões mais sofisticadas. De pedras rudes passaram a decorar as paredes com pedras polidas recolhidas em todo o mundo (em parte presentes oferecidos aos kaisers seguintes em memória da colecção inicial). Na altura da visita a Sanssouci andava a ler o seu último livro de poesia, que aliás me agradou muito."

Sem comentários: