quinta-feira, 25 de outubro de 2007

Escavações em Castanheiro do Vento, Julho/Agosto de 2008

A equipa responsável pelo estudo arqueológico do sítio pré-histórico de Castanheiro do Vento (freguesia de Horta do Douro, conccelho de Vila Nova de Foz Côa) - constituída por mim, e por João Muralha (Museu da Cidade de Lisboa, bolseiro FCT, concluindo a sua tese de doutoramento sobre o sítio), Ana Margarida Vale (b0lseira FCT, realizando a sua tese de doutoramento sobre o sítio), Gonçalo Leite Velho (docente do IPT, Tomar, concluindo a sua tese de doutoramento sobre o sítio próximo, de Castelo Velho de Freixo de Numão) e Bárbara Carvalho (arqueóloga, licenciada pela FLUP) - anuncia uma nova campanha de trabalhos (a nona consecutiva) para Julho de 2008.
VOJ é investigador do CEAUCP da FCT e JM e AMV são investigadores colaboradores do mesmo Centro.

Enquadramento logístico: ACDR (Associação Cultural, Desportiva e Recreativa de Freixo de Numão, dirigida por António Sá Coixão, mestre em Arqueologia pré-histórica) com a qual sempre trabalhámos naquela região, desde que se iniciaram em 1989 as escavações de Susana Oliveira Jorge, da FLUP, em Castelo Velho, hoje um sítio dependente do IGESPAR e aberto aos visitantes.

O período de trabalhos será de quatro semanas, podendo cada voluntário inscrever-se por uma semana ou mais. Por semana entende-se a chegada a Freixo de Numão ao domingo à tarde e a partida no sábado seguinte de manhã. Cada semana inclui assim 5 dias de trabalho de campo e, na medida do possível, contacto com artefactos provenientes do sítio no museu local (núcleo de pré-história), além de uma lição/debate, à noite, explicativa das investigações em curso.
As semanas serão então as seguintes:
1ª - de 6 a 12 de Julho;
2ª - de 13 a 19 de Julho;
3ª - de 20 a 26 de Julho;
4ª - de 27 de Julho a 2 de Agosto de 2008.
Além do enquadramento de todas as tarefas a realizar, estão incluídas neste serviço/escola prática de verão de arqueologia, as seguintes condições:
- Transporte à chegada e à partida da e para a estação da CP de Freixo de Numão (c. de 13 km. de distância da vila)
- Alojamento nas instalações da ACDR (sempre que possível, quarto colectivo; quando não possível, camarata);
- Jantar do domingo e, quando a pessoa fique mais de uma semana, também o almoço correspondente;
- três refeições quentes (pequeno almoço 8h.; almoço 13 h.; jantar 20 h.) de segunda a sexta inclusive;
- transporte diário (cerca de 20 km) para a estação, a partir de Freixo (onde se almoça, o que implica portanto c. de 80 km por dia);
- facilidades na lavagem de roupa;
- facilidades e acompanhamento na visita de estudo ao sítio pré-histórico de Castelo Velho;
- facilidades na visita de estudo a pelo menos um dos núcleos de gravuras do Parque Arqueológico do Vale do Côa (património arqueológico da humanidade).
http://www.ipa.min-cultura.pt/coa/

Além do habitual "kit" pessoal próprio
deste tipo de trabalhos (vestuário para todos os tipos de clima, incluindo protecção para chuva, botas, protecção solar, chapéu), os participantes que o desejarem podem trazer saco-cama, embora a associação forneça roupa de cama e atoalhados.
É conveniente trazer um cantil, sendo que a ACDR fornece a todos os participantes diariamente água mineral engarrafada.

Para realizarem estas actividades de investigação/formação/promoção do património, os seus promotores não dispõem de qualquer apoio financeiro neste momento, nem do IGESPAR nem da UP ou da FCT, contando-se no entanto que a Câmara Municipal de Foz Côa, à semelhança do que aconteceu em 2007, conceda um subsídio à ACDR.
À FCT foram apresentados nos últimos anos dois projectos que não obtiveram financiamento (estando-se à espera da decisão final sobre o segundo, de cuja decisão se recorreu) e um à Comissão Europeia, o qual também não obteve financiamento, apesar de ambas as instituições considerarem a sua valia e mérito.

A ACDR de Freixo de Numão, que se tem distinguido pela sua enorme actividade de dinamização cultural na zona, não pôde em 2007, como não poderá em 2008 fornecer o seu apoio logístico acima referido gratuitamente aos formandos/participantes. Assim, e tal como em 2007, pede a cada pessoa a quantia de 200 euros por semana, podendo ser pagos directamente à ACDR em duas tranches, uma aquando da inscrição, a outra à chegada a Freixo de Numão. O período de inscrição pode considerar-se aberto a partir deste momento, até 15 dias antes do começo dos trabalhos, só se considerando inscrita a pessoa que tenha de facto realizado o seu pagamento, de hoje até 15 Junho de 2008.
Morada e telefone da ACDR de Freixo de Numão: 5155 Freixo de Numão; 279789573.
Página web: http://www.acdr-freixo.pt/index0.html

Os responsáveis científicos pela escavação e por esta acção de formação realizam-na a título gratuito, como aliás o faz a ACDR, associação sem fins lucrativos de Utilidade Pública.
Tal como em 2007
http://sigarra.up.pt/flup/cursos_geral.FormView?P_CUR_SIGLA=CLEA
procurarei que a acção seja considerada, pela Direcção da Faculdade de Letras do Porto, como um "curso livre". Cada semana de um curso livre desta natureza - por sinal, o primeiro a ser realizado fora do Porto pela UP, que eu saiba, em qualquer domínio - corresponde a 40,5 horas, ou seja, 1,5 ECTs. O diploma correspondente custou, em 2007, 25 euros (mais c. de 2 euros de seguro escolar). A seu tempo, e se esse desiderato se concretizar para 2008, avisaremos os inscritos de quando devem contactar com o Gabinete de Formação e Educação Contínua da FLUP.
Os contactos do Gabinete (Dra Isabel Barbosa, Dra Marta Craveiro) são:
226077152
226077173 - fax


ESTA NOTÍCIA FOI HOJE ENVIADA PARA VÁRIAS LISTAS, NACIONAIS E ESTRANGEIRAS, INCLUINDO A ARCHPORT

Sem comentários: