domingo, 4 de fevereiro de 2007

Breve balanço de uma semana em Paris...



... de Susana e Vítor Oliveira Jorge (equiparados a bolseiros)

(6 dias úteis para os objectivos em vista – actualização de conhecimentos e renovação de contactos, uma vez que já desde há sete anos não nos deslocávamos àquela cidade)

27.01.07 – Porto – Paris. Aquisição de bibliografia.

28.01.07 – Visita do Musée du Quai Branly, consagrado às “artes” e “civilizações” da África, Ásia, Oceânia e das Américas. Particular atenção à exposição ali patente “Qu’est-ce qu’un corps?", cujo catálogo constitui um importante livro que adquirimos e estamos a ler. É dirigido (tal como a exposição) por Stéphane Breton (EHESS).

29.01.07 – Vista ao Musée Dapper (pertencente a um organismo privado sobretudo dedicado à arte africana), e aquisição de bibliografia sobre arquitectura tradicional africana.
Visita ao Musée Guimet (Museu Nacional das Artes Asiáticas), o mais importante da França neste domínio, incluindo a exposição temporária ali existente sobre os “tesouros” do Afeganistão.

30.01.07 - Visita ao Musée d’Orsay, uma antiga gare agora consagrada à arte dos sécs. XIX e XX, e aquisição de bibliografia.

31.01.07 – Após breve visita a Montparnasse e ao Sacré Coeur, deslocação ao Institut du Monde Arabe para observação da exposição ali em curso sobre Veneza e as suas relações históricas com o mundo muçulmano.
Breve incursão no Museu do Louvre (aberto à noite).

1.02.07 – Aquisição de bibliografia sobre assuntos de psicanálise, filosofia, ciências sociais, em várias livrarias do Quartier Latin. Breve visita ao Collège de France (em baixo, na foto).


2.02.07 – Encontro com o Prof. Marc Guillaume (economista de formação, amigo de Jean Baudrillard, autor, entre muitos outros, do livro “A Política do Património” traduzido em 2003 pela Campo das Letras, Porto) na sede da sua editora, Descartes & Cie. Troca de impressões sobre diversos assuntos e possíveis colaborações. Foram-nos oferecidos diversos livros por este colega.
Nova visita ao Musée du Louvre.

3.02.07 – Paris- Porto

3 comentários:

Anónimo disse...

Paris.. mas principalmente Louvre.. um destino de sonho para mim.. mas na condição de estudante é também um destino de dificil acesso por enquanto. Esperemos que um futuro como arqueologa me dê essa oportunidade!

Vitor Oliveira Jorge disse...
Este comentário foi removido pelo autor.
Vitor Oliveira Jorge disse...

Eu realizei esse sonho... em 1965, creio. Não tinha qualquer dinheiro. Fui trabalhar para Inglaterra nas férias e creio que cheguei a andar em Paris com 3 francos no bolso...Uma vez o último dinheiro que tinha deu-me para comprar uma sandwiche... com tal nervosismo (de fome) a trinquei que metade me caíu ao chão...tendo de me contentar com nada, vendo à minha volta tudo. Foi fantástica essa experiência!!!
Gerações diferentes!!!!