domingo, 18 de fevereiro de 2007

"Arte megalítica"

Mamoa 2 do Alto da Portela do Pau, em Castro Laboreiro (Melgaço). António Martinho Baptista (CNART) estuda as gravuras da anta (que depois viria a publicar) e Susana Oliveira Jorge (FLUP) interpreta a estratigrafia. 6 dos sete esteios deste monumento (de cujas escavações fui o principal responsável), estão cobertos de gravuras finíssimas (foto VOJ, 1994).
"A coisa", motivo enigmático gravado profundamente na laje de cabeceira do dólmen de Chã de Parada, em Baião, na Serra da Aboboreira, onde fiz escavações (com Ana Bettencourt, da UM) em 1987 e, mais tarde, em 1990, último ano em que trabalhei na Aboboreira (projecto C.A.S.A. - Campo Arqueológico da Serra da Aboboreira, iniciado em 1978). Foto de Orlando Sousa (1989). Este motivo encontra-se repetido quatro vezes no mesmo esteio.
Quem deseje ver as minhas ideias sobre "arte megalítica" (dediquei-me ao chamado "megalitismo", tema em que me doutorei, entre 1975 e 1994), pode consultar, por exenplo, artigo inserto no portal: http://architectures.home.sapo.pt/
e mais exactamente em:
http://architectures.home.sapo.pt/JIA%200-VOJ.pdf

Sem comentários: