quinta-feira, 15 de fevereiro de 2007

Se puderem não percam!


Transcrevo da newsletter do Núcleo de Experimentação Coreográfica

WORKSHOP com ROGÉRIO NUNO COSTA

VOU A TUA CASA


Datas | 21 a 24 de Fevereiro 2007
Horário | 10h - 13h e 14h - 17h
Local | ESMAE- Escola Superior de Música e Artes do Espectáculo
R. da Alegria, 503, Porto

Público-alvo | Este workshop destina-se a profissionais das artes performativas (teatro, dança, performance, etc.), das artes plásticas e visuais, críticos, pensadores e teóricos de arte, professores, estudantes e, de uma maneira geral, todas as pessoas que, profissionalmente ou não, desenvolvem qualquer tipo de trabalho em diálogo com qualquer tipo de manifestação artística.


Nº máximo de participantes | 10
Nota: A partir deste workshop poderão vir a ser escolhidas algumas pessoas para o projecto intitulado “A Oportunidade do Espectador”, onde lhes será dada a possibilidade para desenvolverem o seu projecto pessoal mais aprofundadamente numa residência a acontecer em Torres Vedras em Outubro de 2007, com apresentação de resultados no Festival A8 desse ano.

Vou a Tua Casa
O “Vou A Tua Casa” é feito de pessoas. Pessoas que conhecem pessoas. Pessoas que se encontram com pessoas. Pessoas que visitam pessoas. Pessoas apaixonadas por pessoas. E cidades.
Transpor isto para uma acção de formação ausente de disciplina específica será um dos maiores desafios que alguma vez este projecto me colocou. Terei que ser muito mais psicólogo, urbanista, sociólogo, historiador de arte, geógrafo, animador sóciocultural, teórico da contemporaneidade, terapeuta e vidente do que artista. Aos meus pupilos, exigirei apenas que se disponibilizem para “ficar”, realidade copulativa que significa: deixar que as ideias (sobre)vivam até ao limite da sua veracidade, sem que a coisa “espectáculo” as mate primeiro. É este o plano de sessão.

Metodologia
Este workshop contempla uma metodologia essencialmente teórica. Aos intervenientes será dada a oportunidade de conhecer o projecto “Vou A Tua Casa” e as questões que o mesmo levanta, através de imagens, textos, análises críticas, reflexões do criador, objectos artísticos criados em diálogo com este projecto e assinados por outros artistas portugueses, objectos utilizados nas performances pelo criador e todo o manancial de informação transdisciplinar que está neste momento a ser compilada num catálogo e num vídeo-documentário, com publicação prevista para Janeiro de 2007. Com base nessas informações, cada interveniente será convidado a elaborar o seu próprio projecto de intervenção artística, com base nos pressupostos teóricos avançados pela trilogia “Vou A Tua Casa” e fundamentados num documento intitulado “Dogma 2005”, assinado por Rogério Nuno Costa e que se encontra online em www.dogma05.blogspot.com.
O acompanhamento e discussão/debate de cada projecto individual será feito por todos os intervenientes. O objectivo será o de obter possibilidades performativas que contemplem as regras avançadas pelo “Dogma” e os pressupostos avançados e discutidos na abordagem teórica ao projecto. Ou seja, não é obrigatório que os projectos sejam postos “em prática”. No ideal, deseja-se que os projectos, na sua forma de elaboração teórica permeável à discussão, funcionem já como uma “prática” e sejam autosuficientes.


Rogério Nuno Costa
Nasceu em Amares (Braga), em 1978. É licenciado em Comunicação Social. Frequenta o mestrado em História da Arte Contemporânea. Trabalha como actor/performer desde 1996.
Organização | NEC
Apoio | Ministério da Cultura / Instituto das Artes, ESMAE

+ Info
Núcleo de Experimentação Coreográfica
Rua Miguel Bombarda, n.º 124, r/ch sala A, 4050-377 Porto
Tel. 22 518 85 22 Telm. 96 142 46 68 Fax. 22 510 85 31
nec@nec.co.pt
www.nec.co.pt

Sem comentários: