terça-feira, 27 de fevereiro de 2007

Raridades bibliográficas...




Os dois primeiros volumes da revista "Arqueologia" editada pelo GEAP - Grupo de Estudos Arqueológicos do Porto, em Junho e Dezembro de 1980, respectivamente.
Nas capas: vol. 1, vasos cerâmicos expostos no então Museu do Instituto de Antropologia Dr. Mendes Corrêa (Faculdade de Ciências do Porto), estudados pela Prof.ª Maria de Jesus Sanches, então aluna do 3º ano na FLUP; vol. 2, escavações arqueológicas do sítio da Idade do Bronze do Tapado da Caldeira, Baião, conduzidas por Susana O. Jorge.
Esta revista, numa altura de certo "colapaso" de algumas publicações, e até pelo seu grafismo mais moderno e pela sua abertura aos jovens, fez história nos anos 80 em Portugal. Nela colaboraram muitos dos actuais arqueólogos portugueses mais destacados. Hoje há outras desse género, de grande qualidade, talvez com destaque para a "Al-madan", publicada pelo Centro de Arqueologia de Almada, e para a "Era-Arqueologia" (Lisboa), editada pela empresa do mesmo nome.





Dois livros já esgotados, um editado pela Fundação Eng.º António de Almeida, Porto, em 1991; outro pela associação ADECAP, Porto, em 1998. Mas encontram-se em muitas bibliotecas... Nas capas, respectivamente, uma imagem do Castelo Velho de Freixo de Numão (interior do recinto superior, periferia norte), e um "peso de tear" decorado do mesmo sítio arqueológico.

Sem comentários: