segunda-feira, 15 de janeiro de 2007

Estilo (Lacan)



Fonte: YouTube

Em meados dos anos 70, Lacan aceitou a proposta da televisão oficial francesa para durante uma hora expor o essencial do seu pensamento. A emissão fazia parte de uma série dedicada à investigação intitulada "Un certain Regard".
O Institut National de l'Audiovisuel e a editora Du Seuil editaram uma cassete vídeo contendo a versão integral desta emissão. Se alguém encontrar um modo de comprar uma cópia pode avisar através dos comentários.
Algumas partes (como esta) estão disponíveis através do YouTube.
Escolhi para postar a questão do estilo.
Quem já viu o documentário "Zizek!" recorda-se certamente do modo como o protagonista chamava a atenção para o irritante estilo televisivo de Lacan. Realmente o estilo frio de Lacan (onde as próprias ênfases se tornam uma caricatura pelo modo excessivamente teatral como são feitas) contrasta absolutamente com o estilo quente (com uma aparente ênfase mais verdadeira) de Zizek.
Bom, vejam o filme e comentem... se for esse o vosso estilo.

Ah! E já agora se quiserem optar têm um texto de Lacan (1933) sobre o estilo aqui (não se trata da versão escrita do programa de televisão, apesar deste ter sido de facto transposto para livro).
Tenham em conta que faz parte da análise sobre o caso da irmãs Papin, abordando-se aqui a questão do estilo e da paranóia. Mais detalhes sobre o crime das irmãs Papin aqui.

Lacan, J. (1933) "Le Problème du Style et la Conception Psychiatrique des Formes Paranoïaques de L'expérience" Le Minotaure, consultado online em http://perso.orange.fr/espace.freud/topos/psycha/psysem/style.htm

4 comentários:

Anónimo disse...

Este blog é uma mina de "pedras preciosas", de viagens por jardins, por espaços e tempos para além do prosaico quotidiano, de olhares renovados para o conhecimento. Obrigada pela partilha do sítio de acesso a Lacan.

Vitor Oliveira Jorge disse...

Obrigado!
Vamos continuar a tentar corresponder à expectativa que criámos.
Estamos abertos à postagem de sugestões... e a novos colaboradores...
Um abraço
Vitor

Anónimo disse...

O filme completo está (creio eu) em

http://www.ubu.com/sound/lacan.html


Cumprimentos

Paulo Ferreira

Gonçalo Leite Velho disse...

Fabuloso Paulo!!!!
Muito Obrigado.