quinta-feira, 25 de janeiro de 2007

Museus da Universidade do Porto - Museu de História Natural

Este Museu é um estabelecimento dependente da Faculdade de Ciências, criado em 1966, com a entrada em vigor dos actuais estatutos da Faculdade. Compreende diferentes pólos, correspondentes aos núcleos museológicos dos anteriores estabelecimentos anexos, que deram lugar aos actuais Departamentos de Botânica, de Geologia e de Zoologia e Antropologia.

O Museu está particularmente empenhado em acções de divulgação nas áreas científicas a que dá cobertura e na disponibilização do seu espólio para trabalhos de investigação. No âmbito da divulgação, tem colaborado na organização de exposições promovidas por diversas entidades (incluindo escolas do Ensino Secundário), quer emprestando espólio, quer dando apoio técnico. Também, salvaguardadas as exigências de conservação, o seu espólio (especialmente, nas áreas da Zoologia, da Paleontologia e da Arqueologia e Pré-História) tem sido frequentemente cedido para a realização de trabalhos de investigação, por parte de nacionais e de estrangeiros.

No entanto, indubitavelmente, as salas de exposição do Museu constituem a sua componente mais visível. Além de constituirem uma janela da Faculdade aberta ao exterior, têm sido espaços de apoio ao ensino graduado e pós-graduado, na Universidade. No tocante a esta componente expositiva, o Museu compreende, actualmente, quatro salas:

• Sala de Arqueologia e Pré-História Mendes Corrêa, abrangendo três colecções: Paleontologia Humana (com réplicas de crânios fósseis), Colecção de Portugal (de diversa tipologia, desde indústrias líticas do Paleolítico a objectos da Época da Romanização) e Colecção Estrangeira (múmias e peças egípcias e cerâmica da Grécia Antiga).

Horário de abertura: em tempo de aulas: 2ª e 4ª-feira, das 14H30 às 17H30.
Visitas guiadas para grupos: por marcação (fax nº 222 056 456).
A entrada é livre.

• Sala de Mineralogia Montenegro de Andrade, com uma colecção geral de minerais ordenados sistematicamente, minerais em associações locais, gemas e uma mostra de minerais fluorescentes.

Horário de abertura: em tempo de aulas: 2ª e 4ª-feira, das 14H30 às 17H30.
Aberto, também, ao Sábado, das 14H30 às 17H30.
Visitas guiadas para grupos: por marcação (fax nº 222 056 456).
A entrada é livre.

• Sala de Paleontologia Wenceslau de Lima, onde se exibem fósseis, constituindo colecções gerais de referência para o ensino e a investigação.

Horário de abertura, em tempo de aulas: 2ª e 4ª-feira, das 14H30 às 17H30.
Visitas guiadas para grupos: por marcação (fax nº 222 056 456).
A entrada é livre.

• Sala de Zoologia Augusto Nobre, onde se destacam as colecções de Insectos, de Aves (nomeadamente, de colibris), de Coleóptetros, de Lepidópteros e de conchas, assim como esqueletos completos, montados, de uma baleia e de um elefante africano.

Nestas salas, exibe-se uma pequena parcela do seu riquíssimo espólio, herança de sucessivas gerações de professores e investigadores, da Academia Politécnica do Porto à actual Faculdade de Ciências. Todas as instalações do Museu estão localizadas no edifício central da Universidade (actual Reitoria - antiga Faculdade de Ciências), na Praça de Gomes Teixeira.

Fonte: http://www2.fc.up.pt/home/museus/mus_histnat.html
___________

Sala de Arqueologia e Pré-história Mendes Corrêa

Foi fundado no segundo decénio deste século, pelo seu primeiro director - Prof. Doutor Mendes Corrêa - a quem se deve igualmente a instalação, em 1940, no local onde ainda hoje se encontra, no edifício central da Faculdade de Ciências da Universidade do Porto.

Iniciado com os espólios das escavações dirigidas por Mendes Corrêa e seus mais directos colaboradores, Eng.º Rui de Serpa Pinto, Doutor Alfredo Ataíde e Prof. Doutor Santos Júnior, o Museu foi sendo enriquecido com materiais recolhidos por investigadores, como Ricardo Severo, Camarate França, Hipólito Cabaço, Virgilio Correia, Eugénio Jalhay, Abbé Jean Roche, Carlos Teixeira, Russel Cortêz, Agostinho Isidoro, entre outros.

A exposição permanente abrange materiais de três colecções: Paleontologia Humana, Portugal e Estrangeiro.

O percurso museológico inicia-se pela Paleontologia humana, representada, principalmente, por uma colecção de modelos de crânios fósseis. A colecção de Portugal inclui peças de tipologia muito variada, representativas do Paleolítico (designadamente, indústrias líticas), do Mesolítico (artefactos de sílex, materiais de concheiros e esqueletos humanos), do Neolítico (espólios de antas, incluindo pinturas), do Calcolítico (vasos cerâmicos, artefactos líticos e ósseos e ídolos cilíndricos) e objectos diversos, de adorno e de uso corrente, das Idades do Bronze e do Ferro. Da Época da Romanização, são de referir materiais de construção, pesos, moedas, objectos de adorno provenientes, maioritariamente, de necrópoles do Norte do país.
Da Colecção Estrangeira, são de referir, do Egipto, peças associadas ao culto funerário e, da Grécia, cerâmica e estatuária de terracota. A entrada para esta Sala situa-se no rés-do-chão do edifício central da Faculdade.

Fonte: http://www2.fc.up.pt/home/museus/mus_arq.html

Nota: encontrando-se as instalações da Universidade do Porto em remodelação, antes de qualquer visita deverão os interessados contactar os serviços da Universidade, por forma a confirmar os dados aqui apresentados.

Sem comentários: