segunda-feira, 30 de março de 2009

Prémio D. Dinis para o Prof. Victor Aguiar e Silva



O Prémio D. Dinis 2009, instituído pela Fundação da Casa de Mateus, foi atribuído, por unanimidade, ao investigador de literatura Vítor Aguiar e Silva pelo seu livro A lira dourada e a tuba canora: novos ensaios camonianos, publicado em 2008 pelos Livros Cotovia, que publicara em 1999 Camões: Labirintos e Fascínios.


Vítor Aguiar e Silva nasceu em 1939.
Tem-se dedicado especialmente ao estudo da Teoria da Literatura, domínio em que a relevância do seu ensino e da sua investigação é nacional e internacionalmente reconhecida, e da Literatura Portuguesa do Maneirismo, do Barroco e do Modernismo. Os estudos camonianos têm constituído objecto constante da sua actividade de investigador.
Tem desempenhado funções docentes, como professor visitante, em diversas Universidades estrangeiras.
Orientou numerosas dissertações de mestrado e doutoramento, na sua maioria publicadas.
Ocupou, por escolha governamental, diversos cargos nas áreas da Educação e da Cultura.
Autor, entre outros, dos seguintes trabalhos: Para uma interpretação do Classicismo, Maneirismo e Barroco na poesia lírica portuguesa, Teoria da Literatura, Competência Linguística e competência literária: Sobre a possibilidade de uma poética gerativa, Análise e metodologia literárias e Camões: Labirintos e fascínios (obra galardoada com o Prémio de Ensaio da Associação Portuguesa de Críticos Literários e da Associação Portuguesa de Escritores).
A Universidade de Évora atribuiu-lhe o Prémio Vergílio Ferreira de 2002.
Em 2007, foi-lhe atribuído o Prémio Vida Literária, instituído pela Associação Portuguesa de Escritores e pela Caixa Geral de Depósitos, o mais alto galardão literário existente em Portugal.


Fonte:

Livros Cotovia

www.livroscotovia.pt

Sem comentários: