terça-feira, 3 de março de 2009

John Ruskin and the idea of a ‘sustainable economy’

Seminário do CES - COIMBRA

John Ruskin and the idea of a ‘sustainable economy’

Oradores:
William Henderson
Luís Francisco Carvalho
José Castro Caldas

16 de Março de 2009, 17:30, Faculdade de Economia


Apresentação
Os escritos socioeconómicos de John Ruskin (1819-1900) contêm uma crítica da economia e da sociedade Vitoriana e da ‘ideologia’ que, na sua perspectiva, a sustentava (a ‘Economia Política Clássica’). Ruskin proporciona uma descrição seminal do carácter insustentável da mudança tecnológica e socioeconómica avassaladora que o rodeava, atentando particularmente nas consequências ambientais destruidoras e no que podemos chamar problemas de ‘sustentabilidade social’ suscitados por uma economia e sociedade estruturadas em torno do ‘sistema de mercado’. A perspectiva crítica de Ruskin e a discussão de alternativas ao capitalismo industrial, assim como a influência directa que exerceu em autores como William Morris, John Hobson, ou Gandhi, podem revelar-se inspiradoras para os debates do presente acerca dos modos e dos meios pelos quais poderemos (re)construir uma ‘economia sustentável’.


Notas Biográficas
William Henderson: Economista, Professor Jubilado da Universidade de Birmingham (Reino Unido) e Director do Instituto Alworth da Universidade do Minnesota (Estados Unidos). Autor de diversos livros na área da História do Pensamento Económico, entre os quais se inclui “John Ruskin's Political Economy” (Londres: Routledge, 2000).

Luís Francisco Carvalho: Economista, Docente do ISCTE. Autor da tese de doutoramento “Four Essays on John Ruskin’s Economic Writings”

José Castro Caldas: Economista, Investigador do Centro de Estudos Sociais da Universidade de Coimbra (Observatório do Risco – OSIRIS - e Núcleo de Estudos sobre Governação e Instituições da Economia)

Fonte: http://www.ces.uc.pt/eventos/evento70.php


Sem comentários: