A classe política na primeira república era profundamente misógina e via o estatuto da Mulher como equiparado ao da criança. As pouquissimas mulheres que têm uma intervenção politico-doutrinária, nomeadamente do tipo sufragistas, são isoladas e rapidamente esquecidas. Aliás quando nas primeiras eleições de 1912 uma mulher usa uma indefenição na lei para poder votar a primeira coisa que o Parlamento faz é uma emenda para garantir que o direito de voto era exclusivo dos homens. Isto para dizer que dá ideia de que estas comemorações do Centenário da República estão a servir para criar um conjunto de mistificações e branqueamentos sobre um regime e uma época que, apesar do seu extraordinario interesse, ainda continua muito mal estudada.
1 comentário:
A classe política na primeira república era profundamente misógina e via o estatuto da Mulher como equiparado ao da criança. As pouquissimas mulheres que têm uma intervenção politico-doutrinária, nomeadamente do tipo sufragistas, são isoladas e rapidamente esquecidas. Aliás quando nas primeiras eleições de 1912 uma mulher usa uma indefenição na lei para poder votar a primeira coisa que o Parlamento faz é uma emenda para garantir que o direito de voto era exclusivo dos homens.
Isto para dizer que dá ideia de que estas comemorações do Centenário da República estão a servir para criar um conjunto de mistificações e branqueamentos sobre um regime e uma época que, apesar do seu extraordinario interesse, ainda continua muito mal estudada.
Enviar um comentário