sexta-feira, 13 de março de 2009

Em Florença, exposição sobre Galileu

Exposição única sobre Galileu abre amanhã [dia 13, hoje] em Florença

2009-03-12



Galileu e a Astronomia em ano de celebrações





Pinturas, esculturas, instrumentos científicos e relíquias arqueológicas dos maiores museus do mundo estarão numa exposição que inaugura sexta-feira, em Florença, numa homenagem ao astrónomo que observou o universo com o telescópio há 400 anos. Intitulada "Galileu: Imagens do Universo desde a Antiguidade até ao telescópio", a exposição foi apresentada ontem em Florença no Palácio Strozzi, onde vai estar patente até 30 de Agosto.

Dividida em seis áreas, desde os primórdios da astronomia até Galileu e seus sucessores, a exposição foi idealizada por Paolo Galluzzi, director do Instituto e Museu Nacional de História da Ciência de Florença. No total, a exposição vai apresentar 250 peças entre pinturas, desenhos, instrumentos de astronomia e esculturas.

A iniciativa, organizada por ocasião do Ano Internacional da Astronomia, que assinala a primeira utilização do telescópio para observações astronómicas por Galileu (1564-1642), é uma das muitas homenagens ao cientista previstas em Itália ao longo de 2009.

"A exposição aborda também o universo dos medos e esperanças do ser humano, descrevendo as relações da astronomia com a astrologia e desta com a música e a medicina", refere um comunicado divulgado pela organização da exposição.

Nascido em Pisa, Galilei ficou famoso ao defender a teoria do Heliocentrismo, proposta por Nicolau Copérnico. Ele também fez várias descobertas, como os anéis de Saturno e as estrelas da Via Láctea.

Estará exposto um dos seus primeiros telescópios e… um dedo da mão direita de Galileu, recolhido em 1737 e conservado até hoje.


Fonte:
http://www.cienciahoje.pt/index.php?oid=30123&op=all



Sem comentários: