quarta-feira, 5 de agosto de 2009

Conselho Geral da Universidade do Porto

"Já são conhecidas as seis personalidades da sociedade civil que vão integrar - e assim completar - o primeiro Conselho Geral da Universidade do Porto. Ana Maria Braga da Cruz (ex-presidente da Comissão para a Igualdade e para os Direitos das Mulheres), Ângelo Ramalho (presidente da Alstom Portugal), Beatriz Pacheco Pereira (directora do Fantasporto - Festival Internacional de Cinema do Porto), Luís Portela (Presidente do Conselho de Administração da Bial), Manuel Ferreira de Oliveira (presidente da Comissão Executiva da Galp Energia) e Manuel Paiva (director do Laboratório de Física Biomédica da Universidade Livre de Bruxelas) são os nomes escolhidos para integrar o órgão que passará a ter a responsabilidade de eleger o reitor da U.Porto.

Cooptadas pelos 17 membros do Conselho Geral eleitos no passado dia 30 de Junho, as seis personalidades agora anunciadas têm em comum as suas ligações ao Porto e à Universidade - todos são antigos alunos ou professores da instituição – destacando-se ainda pelos percursos de excelência nos mais variados campos da sociedade civil.

Recorde-se que entre os elementos já conhecidos desde o final do mês passado, estão representantes dos docentes e investigadores (12), dos estudantes (4) e dos funcionários não docentes e não investigadores (1) da U.Porto. Fica assim garantido que todas as "classes" da Universidade têm voz no novo órgão de governação criado no âmbito da transformação da U.Porto em fundação pública de direito privado, de acordo com o Regime Jurídico das Instituições de Ensino Superior (RJIES).

Lembramos ainda que a formação do Conselho Geral não implicará uma breve eleição para Reitor da Universidade do Porto, uma vez que José Marques dos Santos irá cumprir o actual mandato de 4 anos até ao fim, em Junho de 2010.
TR/REIT"

Fonte: http://noticias.up.pt/catalogo_noticias.php?ID=2681



Sem comentários: