quinta-feira, 24 de dezembro de 2009

Exposições para ver em Londres... apenas três sugestões...










Documentos acima: NPG e TM


A National Portrait Gallery (só por si o melhor museu de retratos que conheço - coisa incrível!), com, entre outras, a exposição das fotos concorrentes ao "Taylor Wessing Photographic Portrait Prize" (2009). A não perder, sempre que se possa!

A Tate Modern, com a fabulosa exposição "Pop Life", parecendo ter saído de um esplendoroso catálogo da Taschen, onde nem falta uma sala maravilhosamente in-decente com as célebres fotos de Cicciolina... pena não poder reproduzir aqui... compensam a predominante foleirice repetitiva e redundante desta quadra natalícia e sua iconologia sacrossanta e banal... sempre igual todos os anos, num vómito incomensurável do mesmo... e mostrando como a "pornografia " (termo que tem muito que se lhe diga...) é uma das grandes liturgias do nosso tempo...

E finalmente, também na TM, um artista "conceptual", John Baldessari, em que é preciso ler com cuidado todos os textos das paredes, e, last but not least...
no grande Turbine Hall, Miroslaw Balka, com uma peça gigantesca que nos deixa perplexos e maravilhados. Mostrando como a arte está viva e bem viva, após ter sido declarado o seu óbito não sei quantas vezes! Há todo um processo de re-aurização em curso... é maravilhoso e compensa-nos das misérias dos dias e dos discursos circulantes.




Foto Voj Dez. 2009

3 comentários:

Júlia Coutinho disse...

Londres que não conheço... só estas sugestões me deixam agua na boca... como toda a Arte, em geral. Umas Boas Festas natalícias e um 2010 mais Justo para TODOS !

Vitor Oliveira Jorge disse...

Como é possível não conhecer Londres? ...Um abraço!

Graça Pereira disse...

Também não conheço Londres ...e tenho pena!
Boas Festas de Natal e Ano Novo.
Abraço
Graça