terça-feira, 1 de dezembro de 2009

Desafio a todas as minhas "amigas", conhecidas, e desconhecidas



Para a minha escrita poética, eu "inspiro-me" (passe o lugar comum) muito na imagem.
A imagem que de longe mais me inspira é a do rosto feminino.
Quando eu publico na net um poema, ou primeiro esboço dele, "ligado" a uma dessas imagens, não estou a dedicar, seja com que intenção for, o meu texto a essa pessoa nem sequer há ali outra questão que não seja: a imagem. Algumas imagens são atractores poderosos da minha atenção, e podem conduzir a uma escrita que me permito considerar poética. Digamos que são materiais para o meu trabalho.
Se quiserem enviar-me a imagem, ou imagens, do vosso rosto, que considerem mais expressiva da vossa pessoa sob a forma de rosto, ou busto (passe de novo o imenso simplismo), isto é, aquela que escolheriam preferencialmente para ilustrar o vosso "perfil", agradeço muito que ma enviem (encontram facilmente o meu mail no blogue, no meu perfil).
Há imagens de rostos, mesmo belíssimos, que não me dizem nada.
Um retrato fotográfico é como sabemos uma arte muito difícil.
Há pessoas que parece serem uma boa matéria-prima para isso (o que se designa fotogénicas) e saem miséria - não têm poder nenhum, pelo menos para mim. O caso extremo são as fotos de moda. Muitas vezes são rostos fechados. Também não estou a pressupor que o rosto, ou o olhar, como tantas vezes se diz, é o espelho da alma. Não acredito em almas, há só efeitos de pessoas que têm jeito para interagir com a retina de uma câmara fotográfica, ou que tiveram a sorte de serem apanhadas num momento em que estava lá qualquer coisa. Qualquer coisa que excede sempre na arte, o "punctum" da fotografia. Qualquer coisa que é da ordem da sedução sublime. A mais vulgar e impreparada fotografia pode produzir isto. Muito agradeço se perceberem o que estou a pedir e se me enviarem isso. É gasolina para a minha "casa das máquinas", é voltagem, passagem de corrente.
Obrigado.



Foto: Kim Rice
Fonte:
http://www.facebook.com/editnote.php?draft&note_id=220348507323&id=1731452550#/photo.php?pid=130934&op=15&o=global&view=global&subj=705146484&id=705146484

1 comentário:

Paula Raposo disse...

Eu vou enviar-te.
Não gosto de fotografar pessoas e normalmente as 'imagens' não me 'inspiram' muito. Ainda bem que somos todos diferentes.
Beijos.