domingo, 14 de setembro de 2008

Colocações do 1º ciclo do ensino superior sairam hoje: UP em muito boa posição!


A UP, que salvo erro já lidera o país em termos de ranking universitário internacional, sai também reforçada com este "teste".
Igualmente é de louvar o MCTES pelos dados gerais desta 1ª fase de colocações. 53.062 estudantes concorreram a ela, e 44.336 foram já colocados. Parabéns, Mariano Gago!
A Arqueologia, na Faculdade de Letras do Porto, preencheu já as suas 35 vagas (no ano anterior eram 40, mas foram cedidas 5 a outros cursos). Temos de reafirmar que o curso de licenciatura em Arqueologia (e também os respectivos 2º e 3º ciclos, obviamente) são essenciais para Portugal - país ainda relativamente atrasado em matéria de estudo e valorização arqueológicos, até porque as verbas para a investigação são pequenas - é um curso de banda larga e que suscita procura nos sítios onde está estruturado e onde é ministrado por pessoas competentes e por toda uma movimentação em torno dele, de natureza interdisciplinar: conferências, colóquios, mesas-redondas, escavações e outros trabalhos de campo, com DINAMISMO e PROJECÇÃO INTERNACIONAL, através de publicações, parcerias, etc. etc.
É o que se verifica, por exemplo, na FLUP !


Sem comentários: