quarta-feira, 7 de outubro de 2009

Real Mosteiro de S. Lourenço do Escorial (Serra de Guadarrama, Madrid)

































































































































































































Fotos: VOJ, 4.10.09
Muitas das fotos que tirei não posso publicar, obviamente...

Inicialmente mandado construir por Filipe II de Espanha para mausoléu do seu pai, Carlos I (dinastia dos Habsburgo), começou a ser erigido em 1563 e terminou em 1595. É um dos mais importantes complexos monumentais da Europa, incluindo basílica, palácio real, mosteiro, seminário, panteão real, e biblioteca. É um símbolo da Contra-Reforma católica. A designação alude ao dia da festa de S. Lourenço, ou seja, à vitória sobre os franceses obtida em St Quentin, em 1557.
A escolha do local (visível do Palácio Real de Madrid, a dezenas de kms de distância) e todos os pormenores obedecem a uma estrita planificação. Por exemplo, a planta em forma de "grade de ferro" alude ao modo sobre o qual S. Lourenço foi queimado vivo.
Obra do arquitecto Juan Bautista de Toledo e seu sucessor, Juan de Herrera.
Sente-se neste monumento, como em muitos outros do país vizinho, como Espanha foi uma grande potência imperial (bem ao contrário de Portugal) e como o poder esteve sempre impregnado de uma religiosidade intensa, espectacular, embora austera e sóbria, mas de uma imponência e orgulho absolutamente impressionantes.

Sem comentários: