I am not

I am not
quotation

terça-feira, 21 de outubro de 2008

tecer-escrever-tecer-se-escrever-se-inscrever-se-desfazer-se



ESTE BLOGUE É UM TECIDO QUE VOU TRABALHANDO MANUALMENTE TODOS OS DIAS. UM TECIDO É A FORMA DE USAR UM TÊXTIL NUM TEAR, E ASSIM CONSTRUIR UM PANO.
TECER E ESCREVER UM TEXTO ESTÃO MATRICIALMENTE LIGADOS. MAS O TEXTO TAMBÉM NOS ESCREVE, PORQUE O MODO DE TECER PRECEDE-NOS COMO INDIVÍDUOS: NÓS JÁ NASCEMOS NUM DISPOSITIVO, QUE NOS ENSINOU A TECER, A ENTREMEAR, A ENTRETECER.
HÁ QUE RECUPERAR A PREGNÂNCIA DOS OBJECTOS E DOS ACTOS DITOS "TÉCNICOS" "PRIMORDIAIS", MOSTRAR COMO AINDA HOJE ESTRUTURAM O NOSSO PENSAMENTO. NÃO É A ESSÊNCIA DAS ETIMOLOGIAS, COMO QUERIAM OS POSITIVISTAS DE TODOS OS MATIZES: É A GENEALOGIA DA NOSSA ESPECIFICIDADE, DA NOSSA CULTURA, O NOSSO INCONSCIENTE MATRICIAL, QUE NÃO É UM ARQUÉTIPO NEM UMA ESSÊNCIA (À MANEIRA DE YUNG OU ELIADE, SE NÃO ERRO), MAS ALGO QUE ESTÁ NA HISTÓRIA, E DE QUE É PRECISO COMPREENDER AS RUPTURAS E AS CONTINUIDADES, OS DISPOSITIVOS (EM TODA A SUA CONFLITUALIDADE, MUTABILIDADE, COMPLEXIDADE INERNAS), NO SENTIDO MAIS GERAL DAQUELA PALAVRA (AGAMBEN) - UM SENTIDO POLÍTICO, OBVIAMENTE.
UMA PESSOA TECE-SE COMO NUM TEAR VERTICAL: ENLAÇANDO CADA DIA A TRAMA SINUOSA DA FRASE NA CADEIA VERTICAL DA SINTAXE.
MAS OS BURACOS DO PANO, OU A PARTE AINDA NÃO TECIDA, SÃO TÃO IMPORTANTES COMO AS ÁREAS JÁ PREENCHIDAS. A GRAMÁTICA SE FOR INVASORA ATABAFA-NOS.
AH, E OUTRA COISA, É CLARO - O PANO NUNCA ESTÁ PRONTO.


Sem comentários: