quarta-feira, 7 de fevereiro de 2007

Os meus alunos...

... a quem eu encorajo a dialogarem comigo nas aulas, e por outros meios (incluindo o mail) poderão encontrar utilidade na leitura dos meus livros...
Como alguns estudantes, nesta época de exames, se me dirigem finalmente a perguntar o que devem consultar - indicação que lhes venho a dar desde Setembro, ou seja, desde o início do ano lectivo - aqui recordo algumas publicações minhas que poderão ser bases de trabalho para outros voos... que eu ainda não fui capaz de dar. Mas, nas suas limitações, os meus livros têm pelo menos para os alunos a vantagem de ser acessíveis, e de serem o complemento das aulas, do meu modo de tentar ensinar.
As disciplinas de que estou encarregado na FLUP têm fundamentalmente a ver com história e teoria da arqueologia, e com a questão (prática e teórica) do património, do ponto de vista da arqueologia também.


Cá vai mais uma vez a lista, que inclui também obras colectivas, e se restringe às mais recentes:

Arqueologia, Património e Cultura, Lisboa, Instituto Piaget, 2000
Olhar o Mundo como Arqueólogo, Coimbra, Quarteto, 2003
A Irrequietude das Pedras, Porto, Ed. Afrontamento, 2003
Vitrinas Muito Iluminadas, Porto, Campo das Letras, 2005
Fragmentos, Memórias, Incisões, Lisboa, Colibri/IELT, 2006

Arquitectando Espaços: da Natureza à Metapolis (coordenação), Porto/Coimbra, Fac. Letras/CEAUCP, 2003.
Conservar para Quê? (coordenação), Porto/Coimbra, Fac. Letras/CEAUCP, 2005.
Cultura Light (coordenação), Porto, Faculdade de Letras, 2005.
Terra: Forma de Construir (coordenação, com Mariana Correia, da Escola Superior Gallaecia, a quem muito devo na feitura deste livro colectivo), Lisboa, Ed. Argumentum, 2006.
Approaching “Prehistoric and Protohistoric Architectures” of Europe from a “Dwelling Perspective” (principal "editor"), Porto, ADECAP, 2006.


1 comentário:

Anónimo disse...

"Arrisquem, intervenham, participem, vão - ao menos um bocadinho - contra a corrente"
ler um livro não serve apenas para passar num exame... e é pena que uma grande maioria o veja dessa forma.