segunda-feira, 25 de junho de 2007

Arqueologia na FLUP - 2º e 3º ciclos segundo o modelo de Bolonha

FLUP

2º e 3º ciclos de Bolonha

Período de apresentação de candidaturas: até fim de Julho, reabrindo de 3 a 14 de Setembro

Contactos do Departamento de Ciências e Técnicas do Património: Sandra Carneiro (secretária)

Email: www.dctp@letras.up.pt

Telefone: 226 077 172

Mestrado em Arqueologia (DR 2ª série, nº 82, de 27.4.07)

O 2º ciclo de estudos de Arqueologia inclui um Curso de Especialização seguido da apresentação de uma Dissertação de Mestrado ou de um Estágio com apresentação de Relatório de Estágio. Conferem ao aluno uma formação de 120 ECTS e o grau académico de Mestre.

A estrutura curricular do 2º Ciclo comporta, assim, disciplinas de especialização e prática de Arqueologia capazes de assegurar uma mais eficaz preparação do Licenciado para o mercado do trabalho, e seminários vocacionados para o desenvolvimento de competências na área da Investigação Científica e da aplicação inovadora e divulgação.

Numerus clausus: máximo: 20. O curso funcionará com um mínimo de 10 alunos.

Horário previsto: sexta e sábado (detalhes a anunciar)

REQUISITOS DE ACESSO : Licenciatura em qualquer ramo do saber + entrevista

Director do curso: Prof. Doutor Vítor Oliveira Jorge. Alguns outros docentes (todos da UP): Profs. Doutores Susana Oliveira Jorge, Armando Coelho F. da Silva, Rui Centeno, Carlos Brochado de Almeida, Maria Teresa Soeiro, Mário Jorge Barroca, Maria de Jesus Sanches, Alice Lucas Semedo, Carlos Meneses Bateira, António Alberto Gomes, Elsa Pacheco, Teresa Sá Marques e Glória Alves Teixeira.
___________________

Doutoramento em Arqueologia (DR 2ª série, nº 81, de 26.4.07)



Destina-se a aprofundar a investigação e a prosseguir os estudos para obtenção do diploma de 3º Ciclo, conferente do grau de Doutor, abertura para o evoluir de competências que também se estende a titulares de outros percursos académicos que demonstrem capacidade e formação básica para desenvolverem este ciclo de estudos avançado de especialização.

A estrutura curricular prevê o aprofundamento das competências de investigador, através quer do acompanhamento da sua actividade por parte do Orientador, em Seminário e em sessões tutoriais, quer pelo próprio esforço de investigação na preparação da dissertação de Doutoramento. A integração no meio científico e a divulgação das primícias da investigação em desenvolvimento resultarão da obrigatoriedade por parte do doutorando de estar presente em reuniões científicas e de nelas apresentar comunicações e/ou de remeter artigos para publicação em revistas da especialidade.

Numerus clausus: máximo: 15. O curso funcionará com um mínimo de 5 alunos.

Horário previsto: sexta e sábado (detalhes a anunciar)

REQUISITOS DE ACESSO : Mestrado ou, em alternativa, curriculum equivalente (incluindo nota mínima de licenciatura de 16 val) em qualquer ramo do saber + entrevista

Director do curso: Prof. Doutor Vítor Oliveira Jorge. Outros docentes (todos do DCTP da FLUP): Profs. Doutores Susana Oliveira Jorge, Armando Coelho F. da Silva, Rui Centeno, Carlos Brochado de Almeida, Maria Teresa Soeiro, Mário Jorge Barroca, Maria de Jesus Sanches.

2 comentários:

José Manuel disse...

Uma informação importante para o público era o valor das propinas

Vitor Oliveira Jorge disse...

Sim, mas isso já me ultrapassa...as pessoas podem telefonar e perguntar...