sábado, 23 de junho de 2007

Qualidade de vida nas cidades- inquérito da DECO

Sou sócio da DECO.
Mas recebi esta notícia da lista:
http://groups.yahoo.com/group/geografia-pt/

e que me permito transcrever:

"DECO - Associação de Defesa dos Consumidores anunciou hoje que Aveiro, conjuntamente com Viseu, Castelo Branco, Bragança, Viana do Castelo e Braga, é uma das melhores cidades do país para viver.

O inquérito, que será publicado na edição de Julho e Agosto da revista Proteste foi respondido por dois mil habitantes de 18 capitais de distrito do continente, que indicaram os aspectos mais positivos e negativos das cidades onde vivem.
Além do emprego, a segurança e o combate à criminalidade, o acesso a cuidados de saúde e a habitação foram os factores que mais influenciaram a satisfação dos inquiridos com o local onde vivem.
Na contagem final, a cidade da Ria de Aveiro encontra-se no terceiro lugar no total das 18 capitais de distrito, antecedido apenas por Viseu e Castelo Branco; e 23ª posição de entre as 76 cidades de 4 diferentes países. Aveiro sente-se orgulhoso com estes lugares!
Aveiro ocupa o terceiro lugar no item do emprego, revelando que ainda é fácil encontrar emprego, reflectindo-se na qualidade de vida dos habitantes.
A habitação foi o aspecto mais positivo apontado, em especial pelos habitantes de Aveiro, Braga, Castelo Branco, Faro, Leiria e Santarém, mas para os restantes o calor ou frio dentro de casa são a principal crítica. Quanto ao calor, as casas de Aveiro, Guarda e Viana do Castelo são as mais frescas, enquanto as de Castelo Branco, Évora, Lisboa e Portalegre aquecem demasiado quem lá mora. Aveiro alcançou o sétimo lugar neste âmbito.
Quanto à criminalidade, a segurança e o combate ao crime são uma grande preocupação dos portugueses. Apesar da maioria se sentir segura dentro de casa, o mesmo não acontece nos espaços públicos no centro das cidades, em especial, à noite. Nesta área, Aveiro ocupa o seu pior lugar - 11º - comparativamente aos restantes itens.
No que diz respeito ao património histórico do município e à transparência e resposta por parte da autarquia, Aveiro encontra-se no sexto lugar, à frente de Braga, Coimbra, Évora, Beja, Porto, Vila real, Leiria, Santarém, Guarda, Faro, Lisboa e Setúbal.
Na área da saúde, as críticas ouvem-se um pouco por todo o lado. De acordo com as respostas obtidas, a satisfação com os centros de saúde e os hospitais públicos, apesar de positiva, é baixa. O quinto lugar pertence a Aveiro.
Por fim, em relação ao trânsito e à mobilidade, Aveiro está em terceiro lugar, muito devido às ciclovias e as Bugas existentes na cidade desde 2000.
O inquérito foi também realizado também em Espanha, Itália e Bélgica, num total de 76 cidades, incluindo as portuguesas.
Luis Miguel Martins
Assist.Administ.Esp.
(Div.Rec.Humanos/SAP) "

1 comentário:

Pedro Morgado disse...

Como explico aqui, esse estudo apresenta uma estranha forma de calcular a "qualidade de vida"...