sábado, 26 de maio de 2007

Maria Gabriela Llansol e Gonçalo M. Tavares premiados

Fonte da foto (de Alberto Frias): Expresso - suplemento Actual de hoje, 26 de Maio, p. 28

Maria Gabriela Llansol (foto acima) não tem comparação fácil com nenhuma escritora que conheço. É magnífica, genial, não há palavras!
O seu livro (difícil enquadrá-lo no género "romance") Amigo e Amiga. Curso de Silêncio 2004 (Lisboa, Assírio & Alvim, 2006), que preencheu o meu verão passado, no intervalo de pesados trabalhos de campo, é uma obra comovente e de uma beleza indescritível.
Ganhou o Grande Prémio de Romance e Novela da APE (Associação Portuguesa de Escritores), o que se previa - e não há-de ser o último prémio a galardoar este livro. Júri: Ana Mafalda Leite, Cristina Robalo Cordeiro, Fernando Pinto do Amaral, Luís Mourão e Silvina Rodrigues Lopes. Parabéns!

A Gonçalo M. Tavares foi dado (igualmente pela APE) o Grande Prémio do Conto Camilo Castelo Branco, pelo livro Água, Cão, Cabeça, Cavalo (Lisboa, Caminho, 2006). Outro grande e jovem escritor, ainda há dias aqui invocado...
Parabéns também!

Boas notícias para alegrar um país triste, onde só se ouve falar de dinheiro (ou, sobretudo, da sua falta, além de outras misérias.. que sem dúvida existem e afligem muita gente, mas hegemonizam praticamente os noticiários), e de que estamos todos a começar a ficar mesmo muito fartos!
Valham-nos os nossos criadores neste cinzentismo!

Sem comentários: