sábado, 19 de maio de 2007

Fundação Eça de Queiroz - Curso de Verão



Vai a Fundação Eça de Queiroz (a cujo conselho cultural tenho a honra de pertencer), na prossecução dos seus objectivos de ordem eminentemente cultural, realizar a décima edição de um Curso Internacional de Verão - Seminário Queirosiano - de 23 a 27 de Julho de 2007, subordinado ao tema "A Oficina do Escritor".
Este Seminário, cujo programa e normas de candidatura seguem em anexo, dirige-se a professores, estudantes universitários de universidades portuguesas e estrangeiras, bem como a demais interessados da obra queirosiana.
Na sequência de um protocolo estabelecido com o Ministério da Teconologia, Ciência e Ensino Superior tem esta Fundação a possibilidade de oferecer 10 bolsas de estudo para frequentar o referido curso a estudantes de universidades portuguesas públicas de cursos de línguas e literatura moderna ou clássica de uma variante que inclua português ou, outros cursos que tenham uma componente de literatura portuguesa.
Simultaneamente, no seguimento de um protocolo com o Instituto Camões a FEQ tem, também, para oferecer 10 bolsas de frequência a estudantes estrangeiros que se encontrem em Portugal ou nos seus países de origem, a aprofundar os seus estudos de literatura portuguesa.
_______
Contacto: Fundação Eça de Queiroz
sandra.melo@feq.pt

Seminário Queirosiano 2007

A Oficina do Escritor
OBJECTIVOS:
Em ano de descoberta inesperada de manuscritos de Eça de Queiroz, decidiu a Fundação dedicar o Curso de Verão ao modo como ele aturadamente trabalhou a língua, à reescrita constante dos seus textos e à edição crítica que vem sendo feita há anos.
Neste curso, entreverse-á a oficina do Escritor através do contacto com diferentes momentos da sua produção textual e com as opções dos editores na fixação dos textos, sendo dado a conhecer o trabalho de edição crítica.
Recomenda-se a leitura prévia destes textos:
- A Ilustre Casa de Ramires;
- Conto ”São Cristóvão”;
- A Correspondência de Fradique Mendes.

COORDENAÇÃO CIENTÍFICA:
Profª. Doutora Isabel Margarida Duarte
(Conselho Cultural da FEQ)

PROFESSORES CONVIDADOS:

• Carlos Reis
Reitor da Universidade Aberta. Catedrático de Literatura. Especialista da obra de Eça de Queiroz. Dirige a equipa que se ocupa da edição crítica da obra de Eça de Queiroz.

• Elena Losada Soler
Professora Titular de Literatura Portuguesa na Universidade de Barcelona onde se doutorou em 1986 com uma tese sobre a recepção em Espanha da obra de Eça de Queiroz. Faz parte da equipa dirigida pelo Prof. Carlos Reis para a elaboração da edição crítica da obra de Eça de Queiroz. Neste projecto publicou a edição crítica de “A Ilustre Casa de Ramires” e “Textos de Imprensa V”.

• Luiz Fagundes Duarte
Licenciado em Filologia Românica (1981) e Mestre em Linguística Portuguesa Histórica (1986), pela Universidade de Lisboa, e Doutor em Linguística Portuguesa (1990) pela Universidade Nova de Lisboa, é Professor da Faculdade de Ciências Sociais e Humanas da Universidade Nova de Lisboa. Como filósofo e editor crítico, tem trabalhado com manuscritos autógrafos de Sá de Miranda, Eça de Queiroz, Fernando Pessoa e Vitorino Nemésio.

PROGRAMA:
• De 23 a 27 de Julho
09.30h – 11.00h: 1ª sessão de trabalho
Intervalo para café
11.30h – 13.00h: 2ª sessão de trabalho
Intervalo para almoço
15.00h – 17.00h: 3ª sessão de trabalho
• Dia 24 de Julho
Passeio queirosiano da parte da tarde pela região de Resende e Ribadouro

Sem comentários: