sábado, 13 de janeiro de 2007

Breve balanço do meu 2006

Todos os anos faço isto, no fim do ano... uma espécie de balanço, não do que foi o meu ano que acaba(ou) de um ponto de vista auto-biográfico (com alguns dos momentos pessoalmente mais ou menos marcantes... isso é um exercício narcísico que posso e devo fazer em privado), mas naquilo em que ele se traduziu em acções potencialmente interessantes ou úteis para outras pessoas. Não no sentido de uma auto-exibição (até porque vários eventos mencionados não foram de minha exclusiva iniciativa, apenas neles colaborei), mas no sentido de uma "prestação de contas" a mim próprio e aos outros. Acho saudável este exercício. Assim, aqui vai uma...
...síntese esquemática das principais realizações “extra-profissionais” (isto é, sem incluir as obrigações normais estritamente decorrentes do meu posto de trabalho).
Janeiro
2.1
Início de estágio na ADECAP da estudante Cláudia Manuel Silva, em colaboração com a FLUP (6 meses). Colaboração de Ana Vale.
24.1
Reunião da comissão científica nacional do XV Congresso da UISPP – Centro Unesco, Porto (coordenação de Luiz Oosterbeek).
Assembeias Gerais da ADECAP – Centro Unesco, Porto.
Fevereiro
8-11.2
Missão em Leicester e apresentação de um poster sobre arquitecturas pré-históricas em Colóquio promovido pelo Departamento de Estudos Museológicos daquela Universidade.
Março
10ª Mesa-redonda de Primavera sobre Arquitecturas de Terra e apresentação do volume de actas da anterior, “Cultura Light” (edição do DCTP/FLUP).
Maio
3.5
Apresentação do “Livro de Horas, Iluminado Obliquamente” (poemas, ed. Tartaruga, Chaves) por Miguel Serras Pereira, na FLUP, seguida de conferência deste sobre C. Castoriadis e de nossa entrada em directo a partir da FLUP (com o escultor Espiga Pinto) no programa Ritornello (RDP-Antena 2).
20.5
Participação com comunicação colectiva e em debates no congresso de Arqueologia e Património do Alto Douro e Trás-os-Montes, em V.ª N.ª de Foz Côa (publicada revista “Côavisão” 2006 com artigo sobre Castanheiro do Vento).
29.5
Conferência no CETAC (UP) -seguida de debate, sobre “Património, Turismo, Informação, Comunicação, Consumo – cinco palavras para pensar a actualidade” - a convite daquele Centro.
Junho
9.6
Apresentação no Centro Nacional de Cultura (Lisboa) dos livros “Cultura Light” (em nome do DCTP-FLUP) e “Livro de Horas, Iluminado Obliquamente” (em nome pessoal e da editora).
Aula no curso de mestrado do ISCTE (Antropologia e História), a convite do Prof. Jorge Freitas Branco, sobre “Musealização de sítios em arqueologia”.
Visita ao Museu Nacional de Etnologia.
20.6
Assembeias Gerais da SPAE (Sociedade Portuguesa de Antropologia e Etnologia)– Centro Unesco, Porto, antecedidas de conferência da psicanalista Doutora Fátima Cabral, sob o título: “O que nos faz crescer?”
26.6
Apresentação no Museu Nacional de Arqueologia do livro “Approaching Prehistoric and Proto-historic Architectures of Europe from a Dwelling Perspective” (vol. especial – nº 8) do Journal of Iberian Archaeology (ed. ADECAP, Porto), contendo os resultados da sessão organizada em Dezembro de 2005 no TAG da Univ. de Sheffield.
Julho
1 –31.7
Escavações (co-direcção) do sítio pré-histórico de Castanheiro do Vento (Horta do Douro, V.ª N.ª de Foz Côa).
Horário: 7 da manhã até ao fim da tarde, durante quatro semanas.
18.7
Apresentação, no Centro Cultural de V.ª N.ª de Foz Côa, do livro de poemas “Pequeno Livro de Aforismos, seguido de Algumas Alumiações” (ed. de autor), na presença do presidente da autarquia e numeroso público.
Agosto
1-31.8
Escavações (co-direcção) do sítio pré-histórico de Castanheiro do Vento, durante quatro semanas.
2-20.8
Missão da Doutora Lesley McFayden (Univ. Leicester) em Vila Nova de Foz Côa. Participação desta investigadora e alunos seus (estes de 6-20.8) nas escavações do Castanheiro do Vento.
2-5.8
Missão de vários outros colegas ingleses em Vila Nova de Foz Côa (Acções integradas luso-britânicas): Profs. Julian Thomas (Univ. Manchester) e Mark Edmonds (Univ. de York) e Doutor Colin Richards (Univ. de Manchester). Participação também destes investigadores nas escavações.
4.8
Ao serão, importante reunião de trabalho em Freixo de Numão entre as duas equipas de investigação, inglesa e portuguesa (com a minha participação e a de Gonçalo Velho, João Muralha, Ana Vale). Balanço das actividades realizadas, troca de impressões sobre a continuação da acção integrada em 2006/2007 e projectos comuns futuros.
Setembro
3-6.9
Participação, como Presidente da UISPP e membro do CEAUCP, no XV Congresso desta associação, na Universidade de Lisboa (organização de Luiz Oosterbeek): presidência da sessão inaugural (foto acima) e conferencia plenária (4.9) sobre “Building in prehistory – what kind of architects where they?”
Assistência e intervenção em várias sessões, compra de livros, e estabelecimento de numerosos contactos.
Lançamento do livro “Fragmentos, Memórias, Incisões. Novos contributos para pensar a arqueologia como um domínio da cultura”, em auditório da FLUL. Presença do editor (ed. Colibri). Apresentação de L. Oosterbeek.
Visita (6.9) ao sítio dos Perdigões (Reguengos de Monsaraz, Alentejo) e intervenção no debate sobre recintos pré-históricos realizado no auditório da Herdade do Esporão, a convite da empresa Era, no quadro do congresso da UISPP.
23.9
Reunião do Conselho Cultural da Fundação Eça de Queirós, Baião.
Outubro
28.10
Participação na workshop sobre História Oral nas instalações da Biblioteca Almeida Garrett, Porto (organização do Dep. de História da FLUP).
Novembro
Lançamento por colegas arquitectos, no Brasil, do livro “Terra: Forma de Construir” (co-coordenado por Mariana Correia), Ed. Argumentum, Lisboa (Actas da mesa-redonda de Primavera de Março último).
3-6.11
Palestra no Museu de Badajoz sobre arquitecturas pré-históricas do Ocidente europeu – a convite do respectivo director.
Visita detalhada, na companhia de S. O. Jorge, e sob a orientação de colegas de Jaén, das escavações arqueológicas que têm vindo a ser feitas nesta cidade. E em particular no grande complexo de Marroquíes Bajos. Visita ao Museu Arqueológico de Carmona (Sevilha).
8.11
Debate sobre o filme espanhol “Mar Adentro”, a convite dos alunos de filosofia da FLUP e do Prof. Costa Macedo, também da FLUP (Teatro do Campo Alegre, Porto).
16 e 17.11
Conferências da Doutora Jane Rendell (UCL- Londres) na FLUP, e sessão de trabalho com esta investigadora de arte contemporânea. As suas apresentações debruçaram-se sobre as relações entre a arqueologia, a arquitectura e a arte contemporânea.
23 e 24.11
Conferências do Prof. Doutor Mark Edmonds (Univ. York), na FLUP, e sessão de trabalho com este pré-historiador, membro do grupo das Acções integradas mencionado acima. As conferências debruçaram-se sobre a relação da arqueologia com a paisagem e o olhar romântico (1º dia), e com os recintos neolíticos da Grã-Bretanha (2º dia). Todas estas conferências são produto do apoio do Instituto Britânico ao DCTP-FLUP.
Dezembro
Apresentação à FCT, de um projecto colectivo de investigação.
7.12
Lançamento do livro de poemas “Total Afloração” (Papiro Editora, Porto), com apresentação de Edite Estrela, do Parlamento europeu (Fnac, Norteshopping).
9 e 10.12
Participação no seminário liderado no Museu de Serralves (Porto) pela antropóloga e especialista em dança/performance Doutora Maria José Fazenda, intitulado “Traços da Criação Coreográfica Actual”.
14-18.12
Participação, na Universidade de Exeter, no encontro X-TAG de 2006, uma das mais importantes reuniões anuais sobre questões de arqueologia, nomeadamente no domínio da interpretação. Co-coordenação de uma sessão de um dia (uma das duas únicas do TAG com essa duração, num anfiteatro repleto) de colaboração com o arqueólogo Prof. Julian Thomas (Univ. de Manchester) e tendo como “discussant” o antropólogo Prof. Tim Ingold (Univ. de Aberdeen). Apresentaram comunicações 18 pessoas. Título da sessão (que dará lugar a um volume especial do JIA, em preparação): “Overcoming the Modern Invention of Material Culture”.
Aquisição de bibliografia e contacto com numerosos colegas.
Visita em Londres à Tate Modern (exposições temporárias e permanentes) e aquisição de bibliografia.
20.12
Conferência do Doutor João Galhano Alves, promovida pela SPAE, no Centro Unesco do Porto, sobre a caça com arco e flecha en sistemas agrários da África Ocidental.
Apresentação do vol. 46, 2006, da revista “Trabalhos de Antropologia e Etnologia”, editada pela SPAE.
Este volume, que teve o apoio da FCT, encontra-se à disposição dos sócios com as quotas em dia e, para outros interessados, através da Portico Librerías: distrib@porticolibrerias.es

(Não mencionei, excepto num caso, artigos saídos em diversas publicações periódicas, como Portugalia, Conimbriga, ARKEOS, Património- revista do DCTP/FLUP, etc.)


Sem comentários: