sábado, 13 de janeiro de 2007

As mesas-redondas de Primavera do Porto - uma instituição!

Este é o livro da 10ª, realizada pelo DCTP-FLUP na Faculdade de Letras da UP em Março de 2006, de colaboração com a Escola Superior Gallaecia - Vila Nova de Cerveira, e já à disposição dos leitores (ed. Argumentum-Lisboa. Contacto: argumentum@ip.pt). A qualidade da edição e a fulgurante rapidez de publicação ficaram a dever-se à excelente colaboração da Arq.ª Mariana Correia (co-coordenadora, comigo, da obra) e do Arq. Filipe Jorge, director da Argumentum.
As anteriores, foram (opto por as indicar pelo título do livro resultante):
1 - 1997 - PENSAR A ARQUEOLOGIA, HOJE
2 - 1998 - A ARQUEOLOGIA E OS OUTROS PATRIMÓNIOS
3 - 1999 - O PATRIMÓNIO E OS MEDIA
4 - 2000 - AMBIENTE, CULTURA E DESENVOLVIMENTO
5- 2001 - IDENTIDADE, IDENTIDADES
6 -2002 - AS IMAGENS QUE NOS VÊEM
7 - 2003 - ARQUITECTANDO ESPAÇOS: DA NATUREZA À METAPOLIS *
8 - 2004 - CONSERVAR PARA QUÊ? *
9 - 2005 - CULTURA LIGHT *

A 11ª (ver postagem anterior) realizar-se-á na Faculdade de Letras do Porto, desta vez durante dois dias: 22 e 23 de Março próximo. Contactos: dctp@letras.up.pt
Estas mesas-redondas, que começaram por ser uma iniciativa de pequenas associações (SPAE, ADECAP), institucionalizaram-se, por assim dizer, a partir de 2003 inclusive na Faculdade de Letras do Porto, e têm sido um enorme êxito.
Os primeiros volumes estão esgotados. Mas podem ser encontrados em bibliotecas, não só evidentemente na da FLUP, mas por exemplo de todas as que, no país, usufruam de "depósito legal".
Porém, os últimos (marcados com*), como acontece com tantas publicações universitárias, às vezes não têm toda a divulgação que julgo merecerem, pela actualidade dos temas e pela qualidade dos colaboradores. É por isso importante também divulgá-los aqui. Alguns podem ser adquiridos directamente no DCTP da FLUP (contacto acima), outros no CEAUCP (FCT) , na Universidade de Coimbra, Instituto de Arqueologia. O CEAUCP tem-se associado várias vezes a esta iniciativa. Contacto: ceaucp@ci.uc.pt

2 comentários:

Anónimo disse...

De facto as mesas redondas são uma instituição de saber,troca de idéias, debate, conhecimento, actualidade, e acima de tudo permitem a abertura de novas perspectivas sobre um vasto leque de temas.
Já tive a oportunidade de assistir a várias edições e sem dúvida que se recomenda!
Uma iniciativa a continuar por muitos anos.

Vitor Oliveira Jorge disse...

I hope so!
Obrigado