terça-feira, 4 de março de 2008

Notícia muito triste, dada pelo P.E.N. Clube Português (3 de Março, c. das 14 horas)


"A escritora Maria Gabriela Llansol (1931-2008), vencedora do último Grande Prémio de Romance e Novela da APE, faleceu hoje [3.3.08] na sua residência em Sintra. Llansol, que viveu vinte anos exilada na Bélgica, é autora de mais de trinta livros, uma Obra das mais singulares da literatura portuguesa contemporânea. O funeral de M. G. Llansol, cujo corpo estará am câmara ardente a partir das 18 h. de hoje na Igreja de Santa Isabel (Campo de Ourique), sairá amanhã, terça-feira, pelas 14 horas, desta igreja para o Cemitério dos Prazeres, em Lisboa. "

Para mim, é o mais notável escritor (homem ou mulher) português contemporâneo, com uma obra absolutamente surpreendente, situada num registo que não tem nada a ver com a "literatura" comum.


2 comentários:

isabel mendes ferreira disse...

in.comum.
rara.íssima.


______________.


deveria ter ganho o Nobel.

mas,



________________obrigada Prof.

Vitor Oliveira Jorge disse...

Sem dúvida.
Mas a grande vantagem de uma grande pessoa como esta é que a sua obra, magnífica, está aí para todos a sentirmos viva. Privilégio de alguns!
Um grande beijo para a Maria Gabriela Llansol, para mim para sempre aqui, apesar de só termos falado no Porto no fim de Junho de 2006. Nunca mais esquecerei o seu olhar, o seu carinho, o ter-me oferecido o exemplar que tinha do último livro dela, um beijo e um abraço com que me encheu de algo que a possuía, a grandeza de alguns raros seres humanos. É com esses e para merecer a atenção desses que dirigi a minha vida. Para mim estão vivos,sempre.