quarta-feira, 28 de novembro de 2007

Novo livro


MANUEL CURADO e ALFREDO DINIS, eds.,



MENTE, SELF E CONSCIÊNCIA





A mente humana é um dos maiores desafios para as ciências e para o pensamento filosófico da nossa época. Já deveríamos saber tudo o que há a saber sobre esse assunto pela simples razão de que somos esse assunto. Porém, parece que nunca sabemos o suficiente sobre o que nos faz sentir e pensar. No que diz respeito à compreensão do papel da mente humana no universo, somos todos aprendizes. É necessário, pois, olhar com optimismo para esta área do mundo e da vida. Este livro propõe uma viagem a alguns dos aspectos mais surpreendentes e difíceis de explicar deste tema e traça o mapa contemporâneo do conhecimento que deles temos.





Eis uma pequena lista desses aspectos: a sensação de transparência que a nossa mente consciente nos proporciona, a experiência de sermos livres e não máquinas já programadas, a diferença entre mente e consciência, a possibilidade de termos experiências mentais sem que sejam experiências conscientes, casos clínicos em que a mente humana se pode fragmentar e as lições que deles se podem retirar para se conhecer melhor a mente normal, o problema difícil da consciência, a procura que as neurociências contemporâneas fazem dos correlatos neuronais da consciência, a evolução da sensação de si mesmo ( self) ao longo da vida e, sobretudo, durante o envelhecimento, e a importância da cultura e da alfabetização para a organização da percepção que os seres humanos têm do mundo.





ÍNDICE



1. Thomas Metzinger , Transparência Fenoménica e Auto-referência Cognitiva



2. José António Alves , Imaginação e Liberdade



3. André Barata , Da Experiência Mental sem Consciência ou o Problema Mente-Corpo para lá da Consciência de Acesso e da Consciência Fenomenal



4. José Miguel Stadler Dias Costa, Evolução da Mente Artística: Psicologia e Cognição



5. MANUEL Curado , O Choque de Thomas Reid e a Origem do Problema Difícil da Consciência



6. Alfredo Dinis , Aspectos Científicos e Filosóficos do Estudo do Correlato Neural da Consciência



7. António M. Fonseca, A Conservação do Self no Decurso do Envelhecimento



8. Marta de Assunção Gonçalves , O Cérebro Analfabeto: O Intrigante Caso do Não Reconhecimento de Desenhos





OS EDITORES



MANUEL CURADO

Professor da Universidade do Minho, Auditor de Defesa Nacional e doutorado cum laude pela Universidade de Salamanca. É autor dos livros Luz Misteriosa: A Consciência no Mundo Físico (2007), O Problema Duro da Consciência (2003) e O Mito da Tradução Automática (2000). Editor, com A. Dinis, do livro Consciência e Cognição (2004). É o director da revista Jornal de Ciências Cognitivas .





ALFREDO DINIS, S. J.

É Professor Associado de Filosofia da Ciência da Faculdade de Filosofia da Universidade Católica Portuguesa. É Mestre e Doutor em Filosofia da Ciência pela Universidade de Cambridge (Inglaterra). Lecciona Lógica, Epistemologia e Filosofia da Ciência, e coordena o Mestrado em Ciências Cognitivas na Faculdade de Filosofia da Universidade Católica, e coordenou o projecto de investigação "Novas imagens do ser humano e das relações interpessoais que emergem das ciências cognitivas" (2001-2003). É autor de diversos artigos nas áreas de leccionação e investigação.



ISBN 978-972-697-184-9

Distribuição: Sodilivros

Sem comentários: