Tenho sempre muito medo de projectos europeus. É uma espécie de situação de "gato escaldado". Acho que como português tenho o dever de perceber perfeitamente o mal de se produzir elementos apenas para receber fundos comunitários. Afinal isto trouxe-nos à situação em que vivemos. Só não aprende...
Cada vez que parto para uma reunião, receio que vá encontrar outros "europeus" como os portugueses. Sobretudo com a mesma capacidade criativa para "projectos" que resultam em algo "muito bom". Tão bom que perderá o interesse assim que terminarem os fundos. Há sempre um egoísmo nestes "projectos" que resulta numa espécie de esticar a corda para um projecto pessoal, que tem como sustentabilidade a própria pessoa.
Tive uma agradável surpresa com o que encontrei na Roménia. Deparei-me com associações que fazem um trabalho inovador, pessoas com qualidade, que não se resumem ao meio académico, que trabalham em coisa novas, com enorme valor e potencial.
Deixo por isso aqui o link para três destas associações, como prova de admiração pelo seu trabalho.
A primeira é a Kibla, uma associação eslovena dedicada ao Multi-Media: http://www.kibla.org/
Escolhi Multi-Media como titulo para este post dado que talvez seja o denominador comum destes vários espaços. Todas estas associações trabalham com o Multi-Media, a expressão artística e a criação, como elementos de intervenção.
Kibla em árabe significa a orientação para Meca, ou genericamente "Direcção". Parece-me um jogo engraçado de palavras com aquilo que esta associação de Maribor faz.
A segunda é o CIANT: http://www.ciant.cz/
Trata-se de uma associação Checa que trabalha na mesma área.
Por fim temos o AltArt:http://www.altart.org/
Deixo um link para algumas fotos que ilustram o ambiente que se vive nesta associação romena: http://cozzzzzzzzzmonautica.blogspot.com/2006/12/ascnou-in-cluj-centrul-binar-altart.html
No meio de tudo isto lembrei-me do que conheço no Porto. Acho que o ambiente que se vive na "Inbicta" tem tudo a ver com estes cruzamentos europeus.
Talvez no futuro haja "inter-acção";)
Sem comentários:
Enviar um comentário