domingo, 9 de dezembro de 2007

Não fotocopie livros (sobretudo de autores portugueses disponíveis no mercado) ! Gaste o dinheiro em bens perduráveis!

VOCÊ JÁ PENSOU QUE POR CADA LIVRO DE AUTOR PORTUGUÊS - SOBRETUDO MENOS CONHECIDO, OU MENOS PERTENCENTE AO RESTRITO NÚMERO DOS QUE VENDEM BEST-SELLERS - QUE COMPRAR PARA OFERECER NO NATAL, ESTÁ A CONTRIBUIR PARA QUE ESSE AUTOR POSSA EDITAR MAIS LIVROS? OU SEJA, PARA QUE OS EDITORES LHE ACEITEM OS SEUS ORIGINAIS PARA PUBLICAÇÃO? MAIS, PARA QUE O EDITOR, EM VEZ DE SOLICITADO, PASSE A SER ELE A SOLICITAR AO AUTOR QUE PRODUZA MAIS LIVROS, CONTRIBUINDO ASSIM PARA A CRIATIVIDADE DA NOSSA CULTURA EM TODOS OS CAMPOS E PARA A SUA CAPACIDADE DE AFIRMAÇÃO E DE EXPORTAÇÃO?

NÃO COMPRE SÓ PRENDAS DE RÁPIDO E EFÉMERO CONSUMO.
COMPRE E OFEREÇA LIVROS.
ESTÁ A CONTRIBUIR PARA A AFIRMAÇÃO DA NOSSA CULTURA, DO NOSSO PAÍS, DOS NOSSOS AUTORES.
VOCÊ É TAMBÉM RESPONSÁVEL, COMO "CONSUMIDOR", PELO ATRASO OU AVANÇO DA NOSSA CRIATIVIDADE, DA NOSSA CAPACIDADE NÃO SÓ DE IMPORTAR IDEIAS, MAS DE EXPORTAR IDEIAS. PARA QUE OS NOSSOS EDITORES CONSIGAM VENDER OBRAS DE AUTORES PORTUGUESES NO ESTRANGEIRO.
E NÃO APENAS DOS ESCRITORES JÁ CONHECIDOS E CELEBRADOS LÁ FORA. TAMBÉM DE OUTROS, TAMBÉM NOUTROS DOMÍNIOS QUE NÃO SÓ O ROMANCE.
TAMBÉM NOUTRAS ARTES, NAS CIÊNCIAS, NA FILOSOFIA.
OS AUTORES PORTUGUESES PRECISAM DE ALGUÉM QUE OS APOIE - E ESSE ALGUÉM É VOCÊ.
NÃO PARA GANHAREM DINHEIRO. PARA GANHAREM ESPAÇO DE AFIRMAÇÃO E PORTANTO ALENTO PARA NOVAS CRIAÇÕES, PARA NOVOS RISCOS, PARA FAZER DA NOSSA CULTURA UMA CULTURA VIVA.
UMA CULTURA ABERTA À NOVIDADE, NÃO SÓ DOS MAIS NOTÓRIOS E COM ACESSO AOS MEDIA. HÁ MAIS CRIATIVIDADE DO QUE AQUELA QUE É BADALADA NOS MEDIA, TAL COMO OS TEMOS HOJE.
HÁ AUTORES SISTEMATICAMENTE SILENCIADOS.
ALGUNS VALEM MESMO A PENA.
AO "INVESTIR" NESSES, ESTÁ A DEIXAR A SUA MARCA DE "CONSUMIDOR", ESTÁ A DIZER QUE ELES TAMBÉM MERECEM UM LUGAR.
UM LUGAR QUE UM DIA PODE IGUALMENTE VIR A SER O SEU!
PROMOVENDO PELO SEU INVESTIMENTO AUTORES EM AFIRMAÇÃO (DE QUALQUER IDADE OU INDEPENDENTEMENTE DO CAMPO A QUE SE DEDIQUEM) VOCÊ ESTÁ A PROMOVER-SE A SI, A FAZER A DIFERENÇA.

3 comentários:

Anónimo disse...

Com o seu ordenado certamente poderá comprar todos os livros que deseja possuir e dar. Outros não terão tanta sorte...

Vitor Oliveira Jorge disse...

Sem dúvida.O meu salário iguala pelo menos o de qualquer colega europeu.Também tenho acesso a bibliotecas riquíssimas aqui, estão por todo o lado; além de que nasci rico e joguei sempre na bolsa, e para mais ganhei recentemente o toto-milhões, ou lá o que é isso. Sorte diabólica. Não sei o que hei-de fazer a tal abundância, de modo que, veja lá, compro livros. Como um louco. E ainda por cima leio-os. Estou de todo! É da riqueza, deu-me a volta ao juízo. As pessoas assim da elite financeira têm sempre alguma panca, eu deu-me para isto. Comprar, comprar. Sabe de alguma livraria que esteja aberta a esta hora?

Anónimo disse...

Pergunto a anónimo acima: e as noitadas em discotecas e bares, são gratuitas?