sexta-feira, 28 de setembro de 2007

Seg. Ciência Hoje, revista on line

Novo ciclo de conferências traz a Serralves cientistas de renome mundial

Sobrinho Simões modera os debates que começam com Jaume Bertranpetit
:: 2007-09-27
Jaume Bertranpetit abre ciclo a 18 de OutubroManuel Sobrinho Simões vai moderar as quatro conferências sobre biologia que a Fundação de Serralves realiza, no Porto, em Outubro e Novembro, integradas no ciclo ‘Crítica do Contemporâneo’. António Amorim, comissário da iniciativa, sustentou hoje, na apresentação do ciclo, que “é pertinente partilhar algumas reflexões sobre os resultados que modificaram irreversivelmente a forma de olharmos para nós próprios”.

O cientista, vice-presidente do Instituto de Patologia e Imunologia Molecular da Universidade do Porto (IPATIMUP), considera que esta “revolução pacífica continua em curso”, admitindo que os recentes avanços da biologia são tão profundos como os que ocorreram na área da física.
“Uma vez que a genética desempenhou um papel fundamental nos mais recentes avanços, faz todo o sentido organizar um ciclo de conferências dedicado ao impacto da genética”, defende António Amorim. Esse impacto, disse, “deve ser analisado ao nível da percepção que temos da nossa identidade como seres biológicos e sociais e da forma como as diferenças genéticas se encontram distribuídas entre os indivíduos e entre os grupos, mas também sobre o que nos torna geneticamente diferentes e como evoluímos até chegarmos ao actual estado”.

Relativamente aos conferencistas escolhidos para este ciclo, António Amorim considera que são todos “simultaneamente hábeis comunicadores e profundos pensadores”. A primeira conferência realiza-se a 18 de Outubro e será proferida pelo espanhol Jaume Bertranpetit, sobre o tema ‘Diversidade genética humana’.

A segunda conferência deste ciclo está marcada para 15 de Novembro e será proferida pelo alemão Michael Krawczack, que falará sobre a perspectiva da medicina no quadro da diversidade genética humana, prosseguindo a iniciativa a 29 de Novembro, quando o inglês Tim Crow abordar as perspectivas genéticas do homo sapiens moderno.

O ciclo encerra a 13 de Novembro com uma conferência da inglesa Rosalind Harding apresentar uma perspectiva antropológica da diversidade genética. Estas quatro conferências sobre biologia integram o ciclo ‘Critica do Contemporâneo’, iniciado a 29 de Março, que já realizou conferências sobre política e educação.


Fonte: http://www.cienciahoje.pt/index.php?oid=23709&op=all

Sem comentários: