terça-feira, 25 de setembro de 2007

Com a devida vénia...


Foto: João Miguel Rodrigues


... permito-me transcrever de O CORREIO DA MANHÃ on line (incluindo a foto acima):
http://www.correiodamanha.pt/noticia.asp?
id=258954&idselect=13&idCanal=13&p=200

"
‘A Corte do Norte’
Ana e as mulheres

João Miguel Rodrigues

Ana Moreira queria um papel de ‘femme fatale’ – disse-o ao Correio Êxito há uma semana – e agora, em ‘A Corte do Norte, vai tê-lo. Melhor dizendo, vai tê-los. A actriz é a protagonista do novo filme de João Botelho e vai interpretar cinco papéis, em distintas épocas, desde 1850 a 1960.

“Estou muito contente com este desafio. É a primeira vez que tenho esta multiplicidade de papéis”, admitiu ao CM Ana Moreira, satisfeita pela mudança de estilo, ela que é habitualmente rotulada de ‘actriz dramática’.

No filme, a actriz vai vestir a pele de cinco mulheres “muito fortes e que causam sempre grande impressão aos homens”. Uma delas, Sissi da Áustria, dá o mote à ficção que junta ‘Rosalina’ à imperatriz, não só numa amizade ímpar como até em semelhanças físicas inacreditáveis. As restantes mulheres deste clã descendem de ‘Rosalina’, a mulher que origina um mistério fatal na ilha da Madeira, a desvendar ao longo das gerações vindouras.

A longa-metragem, produzida pela Filmes de Fundo, parte da obra homónima de Agustina Bessa-Luís e faz renascer um sonho antigo de José Álvaro Morais [falecido há três anos] e António da Cunha Telles (produtor).

“O filme acabou por não ser feito, como suposto, e agora o meu pai [António da Cunha Telles] quis recuperá-lo”, explica a produtora, Pandora da Cunha Telles. João Botelho confirma: “O Zé Álvaro, de quem eu era muito amigo, tinha o filme todo na cabeça, e agora fiz a reformulação completa do guião mas manterá o espírito... O filme, obviamente, é dedicado a ele.”

Entre Lisboa, Sintra e o Norte será recriado um ambiente insular, misterioso, onde decorrerá esta sucessão de amores: uns trágicos, outros proibidos e até incestuosos. Décors alternativos à própria Madeira – cenário da obra de Agustina – depois da recusa de apoio por parte do Governo Regional da Madeira, como explicou Pandora.

No final, com um orçamento de 1,2 milhões de euros, espera-se que a ‘A Corte do Norte’ seja mais um filme para reforçar o espírito vigente da indústria em Portugal. “O público está a reconciliar-se, cada vez mais, com o cinema português, quer a nível nacional, quer internacional”, frisa a produtora. Também por isso, ‘A Corte do Norte’ – que começa a rodar a 5 de Novembro – tem estreia prevista para o Festival de Veneza de 2008.

AMORES FORTES E INCESTUOSOS

Marcello Urgeghe, Ricardo Aibéo e Rogério Samora vão viver relações intensas com a protagonista. Ana será, à vez, ‘Sissi’, ‘Rosalina’, ‘Emília de Sousa’, ‘Águeda’ e ‘Rosamunde’, estas últimas descendentes de ‘Rosalina’, em torno da qual gira um grande mistério. “Talvez o par mais forte seja com o Marcello, por ser um amor incestuoso”, resume Pandora da Cunha Telles, produtora.

Ana confirma: “É um desejo imenso que não se consegue realizar”, diz sobre os dois irmãos da trama. Ao longo de seis semanas, e várias gerações, outros actores integrarão o elenco. António Pedro Cerdeira é um dos nomes confirmados.

PERFIL

Aos 24 anos, Ana Moreira é a protagonista de ‘O Capacete Dourado’, filme de Jorge Cramez que tem reunido o consenso da crítica. Ao longo de uma carreira (já premiada) que começou com ‘Os Mutantes’ (1998), de Teresa Villaverde, é constantemente classificada como actriz de grande carga dramática, sendo considerada um dos mais promissores talentos da sua geração.

Sofia Canelas de Castro"

Sem comentários: