quarta-feira, 20 de agosto de 2008

Informa o CES, Coimbra

Seminário internacional
Representações da Violência
19 de Setembro de 2008
Centro de Estudos Sociais da Universidade de Coimbra

"O seminário destina-se a marcar a conclusão do projecto “A Representação da Violência e a Violência da Representação” levado a cabo no âmbito do Centro de Estudos Sociais da Universidade de Coimbra. Os investigadores do projecto irão apresentar alguns dos resultados a que chegaram, num diálogo com investigadores que têm estudado a questão da violência a partir de outras perspectivas, visando encontrar um terreno de reflexão comum que possa servir de base a futuras indagações.
A omnipresença da violência no discurso contemporâneo não deixa esconder que se trata de um conceito insuficientemente teorizado que necessita de ser sujeito a uma inquirição específica. Esta deve, em particular, tomar em conta a sua relevância transversal, isto é, o modo como a questão da violência desestabiliza por si só a aparente solidez das certezas disciplinares.
Se falar da violência é nomear o inominável, não surpreende que a questão se apresente de modo especialmente denso e complexo no âmbito da reflexão estética. Desde o momento em que a violência se transformou num instrumento estético decisivo do arsenal da modernidade, tornou-se patente que à pergunta pelos modos de representação da violência tem de acrescentar-se a questão de saber como a violência afecta a própria ordem da representação. E, em consequência, tornou-se também necessário perguntar de que forma as novas linguagens e os novos protocolos discursivos influenciam por sua vez as práticas, nomeadamente pelos efeitos de legitimação que inevitavelmente produzem. "


Sem comentários: